Nos dias 21 e 22 de dezembro o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região realiza a escolha dos representantes sindicais no Banrisul.  Tendo em vista as variações do estado de calamidade pública, a votação neste ano será realizada por meio digital através do link https://sweb.diretasistemas.com.br/assembleiaweb/index.php?sind=1393_20201217. O link estará acessível das 9h do dia 21 (segunda-feira) até às 17h do dia 22 (terça-feira).

Poderão ser eleitos até quatro delegados(as) dentro da base territorial do Sindicato – Caxias do Sul,  Antônio Prado, Canela, Ipê, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Marcos e Veranópolis), não podendo eleger mais de um(a) delegado(a) na mesma agência e nem ser candidato(a) quem exerce mandato sindical.

 

O que é e o que faz um delegado/representante sindical

O Delegado Sindical é o representante da categoria em seu local de trabalho, fundamental na organização da luta e na mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras. É, portanto, o primeiro elo entre a categoria e o Sindicato.

O Delegado Sindical deve verificar com assiduidade se o banco está em cumprimento com os acordos, convenções, contratos coletivos, decisões normativas e, em caso de disparidade, intervir e denunciar as questões ao Sindicato.

Além disso, é sua função encaminhar as deliberações dos trabalhadores e trabalhadoras dos fóruns legítimos do Sindicato, como por exemplo assembleias, congressos e conferências.


Compartilhe este conteúdo: