Os empregados e as empregadas do Banco do Brasil de todo o país irão paralisar suas atividades, sejam presenciais ou home office, nesta sexta-feira, 29 de janeiro. No Rio Grande do Sul, a decisão foi tomada em assembleias realizadas na segunda-feira, 25/01. Os detalhes da mobilização serão debatidos em uma plenária estadual, que acontece amanhã, 27, pelo zoom, Facebook e YouTube da Fetrafi-RS.

Edital_Fetrafi_102x15cm-20210127_115945-831019

O motivo da paralisação é o plano de reestruturação anunciado pelo Banco no início de janeiro e que terá como consequência a demissão de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras, com o fechamento de agências, postos de atendimento e escritórios. “É um plano de desmonte do BB”, denunciou a representante da Fetrafi-RS na Comissão de Empresa do BB, Bianca Garbelini.

“É muito importante que os colegas façam a adesão ao movimento grevista contra essa reestruturação, pois ela é parte de um plano maior de desmonte do Banco do Brasil enquanto banco público. Mesmo quem não está sendo atingido diretamente hoje, pode vir a ser no futuro”, enfatiza Bia. “As reestruturações têm sido um processo permanente dentro do BB e é importante resistir a mais esta tentativa de diminuição e privatização do Banco do Brasil.”

Segundo a diretora da Fetrafi-RS Cristiana Garbinatto, o Banco se nega a passar detalhes sobre a reestruturação, gerando ainda mais insegurança. “O Banco se nega a dizer quais agências fecharão e quais virarão postos. Então, a gente não tem uma informação precisa disso. Essa é uma política do Banco para que a gente não faça o enfrentamento nos locais que ficarão sem atendimento”, afirma.

Cristiana acredita que a paralisação de sexta pode forçar o Banco a negociar com os trabalhadores e trabalhadoras e rever a decisão. “É extremante importante a participação dos colegas nesse movimento para que possamos reverter as maldades que a direção do BB tem cometido. Neste momento o que nós temos é que ir à luta. Não podemos aceitar tudo calados e sem um enfrentamento, a situação no BB só tende a piorar”, adverte.

SERVIÇO

Plenária Estadual dos(as) Empregados(as) do Banco do Brasil
Data: 27 de janeiro, quarta-feira
Hora: 19 horas
Local: Plataforma Zoom (reunião virtual), pelo link que será enviado a todos os sindicatos, pelo Facebook e YouTube da Fetrafi-RS.

 


Compartilhe este conteúdo: