Banrisulenses de todo o estado aprovaram, em assembleias virtuais realizadas na quinta-feira, 4 de fevereiro, as propostas de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referentes ao teletrabalho e ao ponto eletrônico. A aprovação também foi registrada entre os empregados do Banco de Santa Catarina e Distrito Federal. Assim, os acordos devem ser assinados em breve.

Os acordos foram construídos em meses de negociação entre os representantes do Comando Nacional dos Banrisulenses e o Banrisul. O diretor da Fetrafi-RS Sergio Hoff destacou o caráter democrático e transparente do processo e a importância da participação dos colegas. “Negociamos até o limite e buscamos deixar o bancário sempre bem informado de cada passo. Após cada negociação, publicamos uma matéria. Também ouvimos, dialogamos com os colegas durante o processo e este resultado é fruto de todo esse esforço”, explica.

Sérgio lembra que, com os acordos aprovados, os bancários voltam-se agora para atuar com mais intensidade em temas como a Covid-19 e o fechamento de agências. “Agora podemos nos voltar completamente os nossos olhos para cobrar soluções aos protocolos do banco contra a Covid-19. Também há o anúncio de fechamento de mais agências e queremos debater isso com o banco, cobrar que os colegas não sejam prejudicados”, conclui.

No caso do ponto eletrônico, a principal preocupação do Comando Nacional dos Banrisulenses foi criar regras que reduzam a possibilidade de haver burla ao ponto.

Já o Acordo sobre Teletrabalho busca trazer segurança para os banrisulenses nesta nova modalidade de trabalho. Pode ser destacada a responsabilidade solidária do Banrisul em relação à saúde dos Banrisulenses; a escolha para as Pessoas com Deficiência (PCD) sobre o regime de trabalho que queira desempenhar, presencial ou em home office, e preferência para as mulheres com filhos pequenos pelo regime de teletrabalho.

O banco também vai disponibilizar todos os equipamentos necessários ao desempenho da atividade (computador, software) com garantia de manutenção e adiantar o pagamento da ajuda de custo do primeiro semestre de 2021.

Veja as minutas aprovadas:

Teletrabalho
Ponto Eletrônico

Fonte: Imprensa SindBancários com edição da Fetrafi-RS

 


Compartilhe este conteúdo: