Em defesa do Banrisul, bancários de Caxias do Sul realizaram carreata na tarde de domingo, 30

Bancários de Caxias do Sul e Região realizaram ontem, 30, carreata para denunciar e protestar contra a PEC 280/2019, que acaba com a consulta popular, via plebiscito, para a realização de vendas de estatais como o Banrisul, Corsan e Procergs. A PEC  deve ser votada na Assembleia Legislativa gaúcha (em 2º turno) nos primeiros dias de junho.

A manifestação dos bancários teve início às 14h. A saída ocorreu na sede campestre do sindicato, localizada no bairro Charqueadas, e percorreu os barros Village Iguatemi, Medianeira, Cinquentenário, São Pelegrino, Centro, Exposição, retornando ao Centro e encerrando no bairro Cinquentenário.

 

PEC 280/2019

A PEC 280/2019 altera do artigo 22 da Constituição do Estado e significa a retirada da obrigação de plebiscito ou consulta pública para a privatização do Banrisul, da Procergs e da Corsan. O Projeto de Emenda Constitucional é de autoria do deputado estadual Sergio Turra (PP), da base aliada do governador Eduardo Leite na Assembleia Legislativa.

A PEC foi apresentada em setembro de 2019 e neste ano ganhou impulso, sendo aprovada em primeiro turno pelo plenário, em uma votação cheia de irregularidades. Na semana passada houve a tentativa de votação em segundo turno, mas como não havia certeza, por parte de executivo estadual, da sua aprovação, foi retirada da pauta da AL.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + seis =