História em quadrinhos que conta história de vereadora assassinada em 2018 será lançada dia 27

 

O Instituto Marielle Franco lança, no dia 27, a “HQ Marielle Franco Raízes”, uma história em quadrinhos que conta o início da história da vereadora Marielle Franco e suas lutas enquanto jovem negra e favelada. O lançamento faz parte da programação da 9ª edição do Julho das Pretas, campanha que visa mostrar mulheres negras como as maiores vítimas da violência, da pandemia, do racismo e do machismo no Brasil.

Marielle Franco foi socióloga e vereadora pelo Psol do Rio de Janeiro, assassinada a tiros em 14 de março de 2018, junto com seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes. A principal linha de investigação é que seu assassinato se tratou de uma execução. A vereadora defendia o feminismo, os direitos humanos, criticava a intervenção federal no Rio de Janeiro e a Polícia Militar, tendo denunciado vários casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes.

A polícia passou a investigar o possível envolvimento da milícia chamada Escritório do Crime no caso. Em março de 2019, a Polícia Civil prendeu o policial militar reformado Ronnie Lessa, que teria atirado contra a vereadora, e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, que dirigia o carro que perseguia Marielle no momento do crime. Os mandantes do assassinato de Marielle até agora não foram identificados.

 

Fonte: Contraf-CUT


Compartilhe este conteúdo: