Bancários discutem com o Santander sobre ponto eletrônico e respeito à jornada de trabalho

A Contraf-CUT, federações e sindicatos se reuniram com representantes do Santander na tarde desta terça-feira (30). Foi discutida a proposta de firmar um acordo coletivo que trata do "Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho, em conformidade com a Portaria nº 373, de 25/02/2011". A reunião ocorreu na sede da Confederação, em São Paulo.

Ou o banco espanhol negocia e assina um instrumento com o movimento sindical ou então adquire e instala o Relógio de Ponto Eletrônico (REP), conforme determina essa portaria que está vigente desde abril, após vários adiamentos.

Apresentação do ponto eletrônico – Representantes do banco espanhol fizeram uma nova apresentação do ponto para os dirigentes sindicais, que aproveitaram para perguntar sobre o funcionamento do sistema e esclarecer dúvidas dos funcionários.

Segundo o banco, não há restrições para a marcação da jornada. O registro é feito mediante passagem do crachá funcional. São necessárias pelo menos quatro marcações diárias, sendo obrigatório o cumprimento do intervalo para refeição.

As marcações realizadas podem ser visualizadas pelo funcionário ou pelo gestor a qualquer momento. A assinatura eletrônica do ponto ocorre no dia 10 de cada mês. Toda quarta-feira é enviado e-mail para os funcionários sobre pendências de justificativas. Nas agências só o gerente geral (GG) não bate ponto. Conforme os representantes do banco, não há bloqueio do gestor para registro da jornada e não é possível o gestor fazer login em dois terminais ao mesmo tempo. O acordo do ponto não reconhece banco de horas e compensação de jornada.

"A apresentação feita pelo banco mostra que o sistema se encontra programado para o registro da jornada trabalhada pelo funcionário e a proposta de acordo coletivo é semelhante aos instrumentos já assinados com outros bancos, como Bradesco e Itaú", avalia o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

Desrespeito à jornada – Os dirigentes sindicais, no entanto, apontaram vários problemas de gestão no ponto eletrônico. Há casos de agências onde funcionários marcam o horário de saída e são obrigados a continuar trabalhando com o login do gestor, o que é fraude. Outra irregularidade é a realização de reuniões fora da jornada, sem registro no ponto. Há ainda situações em que o funcionário é convocado para chegar mais cedo e executar tarefas sem necessidade de usar login e, portanto, sem marcação do ponto.

Como se não bastasse, existem problemas com a compensação da jornada, que não foi objeto de negociação com o movimento sindical. Os funcionários reclamam que são obrigados a sair mais cedo do trabalho, chegar mais tarde ou esticar o intervalo para refeição, a fim de compensar horas extras. Não há diálogo com o funcionário para discutir o dia e o horário para folgas.

"Esses problemas de gestão precisam ser resolvidos pelo banco. Aliás, essas questões já foram cobradas em reuniões do Comitê de Relações Trabalhistas, mas seguem acontecendo, o que caracteriza o descumprimento da jornada de trabalho", destaca a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani.

O diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Odinei Silva, apontou a necessidade de mudar o procedimento para gerentes que visitam clientes. Hoje, eles registram o horário de saída e no dia seguinte justificam e lançam horas extras, se houver. "Mas se o funcionário sofrer um acidente de trabalho durante o período de visita não estará registrado no ponto", denuncia. "O banco tem que mudar o sistema e fazer os ajustes para não deixar o funcionário desprotegido", aponta. Os representantes do banco ficaram de avaliar as questões apontadas pelos dirigentes sindicais. "A solução desses problemas é fundamental para o encaminhamento do acordo do ponto eletrônico", ressalta Ademir.

Calendário de reuniões – Após cobrança da Contraf-CUT, federações e sindicatos, o Santander enviou nesta última terça-feira (30) o calendário das reuniões previstas no aditivo à convenção coletiva dos bancários.

Confira:

22 de novembro – Comitê de Relações Trabalhistas
5 de dezembro – Grupo de Trabalho do SantanderPrevi
13 de dezembro – Grupo de Trabalho do Call Center
9 de janeiro – Fórum de Saúde e Condições de Trabalho
23 de janeiro – Reunião sobre Igualdade de Oportunidades

"A retomada dessas reuniões é muito importante, a fim de debatermos as demandas específicas dos funcionários, na perspectiva de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida", salienta Maria Rosani.

Fonte: Contraf-CUT

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