O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul sediará, na próxima semana, um importante evento para debate a respeito da segurança bancária. No dia 30 de novembro, sexta-feira, a partir das 9h da manhã, começa o Seminário Regional de Segurança Bancária, atividade realizada em parceria com a Fetrafi-RS e o SindBancários (Porto Alegre).

O objetivo principal da realização deste Seminário é socializar as informações a respeito do combate à insegurança nos bancos, demarcando ações políticas e estratégias para esse combate. As informações irão proporcionar aos dirigentes sindicais e bancários uma maior e melhor reflexão a respeito do tema.  O movimento sindical também se apropria desse debate a respeito da segurança, com o objetivo de proteger os trabalhadores, garantindo e cobrando ambientes de trabalho seguros, além de auxiliar e certificar a segurança dos clientes e toda a sociedade.

Conforme explica o diretor de Saúde e Relações de Trabalho do Sindicato Vilmar Castagna, Caxias sediará o evento enquanto a primeira regional, em atividade que deverá ser seguida pelas demais cidades do estado. A ideia é envolver todos os municípios e sindicatos neste trabalho pela segurança.

Vilmar avalia a importância do evento que o Sindicato sediará na próxima sexta: “A importância desse evento é a discussão e a criação de medidas de prevenção para as constantes ocorrências de ataques, atualmente muito frequentes no estado. É uma maneira de precaver bancários e sociedade civil”. Além do debate e pela discussão a respeito do tema, o evento também gerará medidas sólidas para a segurança nos municípios: “A ideia é criar leis municipais que obriguem os bancos a instalarem equipamentos adequados de segurança, por exemplo”, explica Castagna.

Nelso Bebber, coordenador de Organização e Política Sindical do Sindicato, complementa: “A importância de sediarmos em Caxias este evento, é porque estamos regionalizando, em torno das cidades que compõem a base do Sindicato, a discussão da segurança dos bancos”. Além de ampliar a discussão entre os municípios da Serra, Nelso reafirma a validade do debate para a preparação dos dirigentes sindicais bancários: “Estamos envolvendo o dirigente sindical nessa discussão, em uma oportunidade de qualificar o dirigente para a questão da segurança, o que beneficiará a todos. Devemos conhecer melhor a legislação e propor na base, em locais que ainda não possuam legislação específica, medidas de segurança. Também devemos obrigar os bancos, os maiores beneficiados com os lucros gerados pelos trabalhadores bancários, para que invistam mais em segurança”, complementa o diretor.

Mapa da Violência no RS – Bancários acompanharão o mapeamento do grau de vulnerabilidade das agências bancárias em todo o Rio Grande do Sul. O projeto faz parte de um programa da Brigada Militar que servirá como um relatório oficial das condições de segurança dos estabelecimentos no estado. Mais um instrumento para a luta dos trabalhadores por segurança nos locais de trabalho e para a população no geral, conforme explica o integrante da Comissão de Segurança Bancária, diretor da Fetrafi-RS e do SindBancário (POA), Lúcio Paz Barros. A Comissão surgiu a partir das reuniões do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Bancária.

A Brigada Militar está dando os primeiros passos nessa atitude inédita. A BM iniciará um processo de mapeamento da segurança, identificando a partir da engenharia dos locais e dos elementos de segurança nos estabelecimentos, quais são os pontos vulneráveis e que carecem de mais e melhor atenção. Os altos índices de assaltos e ataques aos bancos e instituições financeiras torna esse mapeamento ainda mais necessário, a fim de que os próprios bancos possam utilizá-lo para combater tais índices, adotando medidas de prevenção. A serra gaúcha é um exemplo de constantes ataques às agências e estabelecimentos bancários. Clique AQUI e relembre alguns casos.

Leia mais sobre o Mapa da Insegurança Bancária no estado no link http://www.bancax.org.br/noticias/ultimas_noticias/mapeamento-da-inseguranca-bancaria-sera-realizado-no-estado-rs.html

 

Confira a programação do Seminário de Segurança Bancária, marcado para o dia 30 de novembro:

 

9h – Abertura
9h15 – Pronunciamentos
9h30 – Apresentação das ações do movimento sindical relacionadas à segurança bancária.
10h30 – Abordagem da legislação vigente sobre segurança e novos projetos, por órgãos públicos e representantes da Brigada Militar e Polícia Federal.
11h30 – Coffee Break
12h – Debate
13h – Encerramento do Seminário

Local: Sede do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, Rua Borges de Medeiros, 676, centro de Caxias (RS).

Mais informações pelo telefone (54) 3223 2166, ou pelo e-mail imprensa@bancax.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Bancax e Fetrafi-RS.

 

 

 


Compartilhe este conteúdo: