Bancários retomam negociações permanentes com o BB

A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam nesta terça-feira, 22 de janeiro de 2013, o processo de negociação permanente com o Banco do Brasil. Está em pauta a implantação de funções comissionadas com jornada de 6 horas no BB, conquista da Campanha Nacional dos Bancários de 2012. A reunião será às 14h, em Brasília.

As entidades sindicais sempre apostaram em negociações entre as partes e nas relações modernas de trabalho. Em audiência ocorrida em dezembro do ano passado, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) chegou a sugerir ao BB que aceitasse estabelecer mesa de negociação com a representação dos trabalhadores, com possibilidade de alterações naquilo que a direção do banco pretende implantar. Na ocasião, o MTE citou exemplos de outras empresas públicas que negociaram com os trabalhadores os seus planos de funções e de carreira – e o quanto isso foi positivo para empresas e governo.

Comissionados – Nos últimos anos, a Justiça tem reconhecido vários cargos comissionados – em que os funcionários trabalham oito horas -, como sendo de seis horas. Agora, a direção do Banco do Brasil tem até dia 31 de janeiro para apresentar quais são esses cargos.

Em dezembro, representantes do BB e dos bancários assinaram acordo de comissões de conciliação voluntária (CCVs) no qual a direção da empresa se comprometeu a reconhecer quais são os cargos comissionados. As CCVs estarão disponíveis para bancários que tenham interesse em analisar propostas de acordo individual sobre direitos de 7ª e 8ª horas, assim que os cargos comissionados forem especificados.

Fonte: Contraf e Seeb SP/edição Assessoria de Comunicação Bancax.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + três =