Dia do Aposentado: sempre em defesa da categoria!
O dia 24 de janeiro é a data escolhida para lembrar, e homenagear, todos aqueles e todas aquelas que dedicaram uma significante parcela de suas vidas trabalhando e lutando pela nossa categoria bancária: os aposentados. O merecido momento da aposentadoria, e do descanso, é o período em que permitimos que as novas gerações contribuam tanto quanto já foi contribuído para o crescimento e a construção profissional de todos nós. O dia do aposentado é para nos lembrarmos desse papel tão importante!
História – A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. A partir daí, sucessivas leis e decretos foram editados, mas sempre atendendo a setores específicos. Direitos têm sido conquistados a todos os momentos, como, por exemplo, o Estatuto do Idoso, cujos protegidos são em sua boa parte aposentados. Os aposentados também têm direito à transporte urbano gratuito (maiores de 65 anos), desconto em eventos culturais, prioridade em processos judiciais em qualquer instância (maiores de 60 anos) e mais.
A data do dia do aposentado também reabre as discussões sobre a importância de repensarmos as aposentadorias no país. Em 2013, a CUT e demais centrais sindicais, seguirão pressionando o governo pelo fim do fator previdenciário (cálculo que leva em conta o salário médio, tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida, segundo dados do IBGE) e pela aprovação da fórmula 85/95, que propõe a soma entre a idade e o tempo de serviço deve ser igual a 85 para as mulheres e 95 para os homens, sendo que elas precisam ter no mínimo 30 anos de recolhimento, e eles, 35. A fórmula é defendida pelas centrais sindicais e sindicatos por não aumentar o tempo da aposentadoria e por manter o valor integral da renda.
O importante é nunca deixar de lutar pelas melhorias em prol de uma aposentadoria digna e saudável para toda a categoria.
O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região homenageia a todas as bancárias e a todos os bancários aposentados pelo seu dia! Obrigada pela sua contribuição em prol de nossa categoria – seguiremos na luta por nossos direitos!