A Fundação Banrisul divulgou nota informando sobre o prazo de adesão ao processo de reestruturação do PB-I. Pela expectativa da FBSS, o cronograma de informação e detalhamento dos critérios para o início da adesão deve estar pronto em um prazo de até três meses, segundo avaliação da direção do SindBancários (Porto Alegre). Tomando como base o informe da Fundação, neste momento, as alterações dos regulamentos do PB-I, PB Saldado, Banrisulprev II e do Estatuto da Entidade estão sendo finalizadas.

A entidade definiu que serão necessários, ao menos, 30 dias para que as novas regras sejam analisadas pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo da FBSS, além das patrocinadoras, da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ/RS) e da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (SEDAI) do Rio Grande do Sul. Se as modificações forem aprovadas “a Fundação fará uma síntese das alterações, comunicando-as a todos os participantes e disponibilizando-as para consulta dos interessados”, resume a nota.

Depois de cumprido esse prazo de avaliação, a Fundação prevê a necessidade de outros 35 dias úteis para que as modificações sejam submetidas à analise e aprovação da Previc.

Segundo o informe, o prazo de implantação garantirá uma transição democrática. "Somente com a aprovação dessas propostas é que a Fundação Banrisul poderá fazer uma ampla campanha de divulgação da reestrutração do PB-I, que precederá o processo de migração”, acrescenta a nota. A Fundação afirma que, somente depois desta campanha de informação completa relacionada às modificações e às propostas de alteração, os Banrisulenses terão disponíveis as orientações necessárias para avaliar as vantagens de aderir ao novo Plano de Benefícios, tendo, inclusive, à disposição um simulador de cálculos de benefícios.

 

Cronograma

1) Prazo de 30 dias para aprovação das minutas finais dos regulamentos do PB-I, PB Saldado, Banrisulprev II e do Estatuto da Fundação Banrisul pela Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da FBSS, patrocinadoras, SEFAZ/RS e SEDAI/RS;

2) Disponibilização, aos participantes, das alterações que serão realizadas

3) Envio da proposta à Previc;

4) Previsão de utilização de um prazo de 35 úteis para que a Previc analise e aprove a proposta. Após esse período, a FBSS poderá dar início à campanha de divulgação e ao processo de reestruturação.

Seminário de esclarecimento organizado pela FetrafiA Fetrafi-RS realiza na quarta-feira, 20 de fevereiro, o seminário sobre os Novos Planos de Benefícios da Fundação Banrisul de Seguridade Social. A atividade ocorre no auditório da Federação, tendo início às 14h e termino previsto para as 19h. Os sindicatos devem inscrever seus participantes pelo Sistema de Eventos, que fica no site da Fetrafi, ou encaminhar a inscrição via e-mail para fetrafirs@fetrafirs.org.br.

O seminário deve prestar todo o esclarecimento necessário para os dirigentes sindicais, a fim de subsidiar a tomada de decisão pelos participantes e assistidos sobre os Novos Planos aprovado na Comissão Tripartite e divulgados pela Fundação.

A atividade vai ser ministrada pelo assessor jurídico contratado pela Fetrafi-RS e SindBancários, Dr. Ricardo Castro, que assessorou todo o processo do Grupo de Trabalho Sobre a Fundação Banrisul, que foi instituído pelo movimento sindical em 06 de março de 2012. A Fundação Banrisul mandará um técnico para representá-la.

 

Fonte: SindBancários.

 


Compartilhe este conteúdo: