Bancos figuram em segundo lugar na lista de reclamações em Caxias

O número de reclamações procedentes contra bancos em todo o país cresceu de 1.131 em dezembro do ano passado para 1.555 em janeiro, conforme dados divulgados no dia 15 de fevereiro pelo Banco Central (BC). É o maior número registrado pelo levantamento desde agosto de 2012, quando foram contabilizadas 1.582 queixas.

No ano passado, queixas envolvendo bancos figuraram em segundo lugar na lista de reclamações registradas no Procon em Caxias do Sul (RS), perdendo apenas para relatos contra telefonia (móvel e fixa).

O problema, por sinal, é reflexo do que ocorre por todo o país: em 2012, cerca de 170 mil queixas foram registradas em Procons brasileiros contra bancos (o que representou uma alta de 51% em relação a 2011). Assim como em Caxias, as instituições bancárias foram vice-líderes no ranking dos problemas dos brasileiros, atrás da telefonia móvel.

Conforme Dagoberto Machado dos Santos, diretor executivo do Procon da cidade, cerca de 11 mil reclamações foram computadas no órgão em 2012. Dessas, 6% (aproximadamente 660) envolveram bancos.

O Banrisul liderou a lista de reclamações entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes. A instituição recebeu 32 queixas procedentes, que geraram um índice de 1,46, considerando o número de queixas dividido pela quantidade de clientes multiplicada por 100 mil.

Em segundo lugar ficou o Banco do Brasil (BB), com 388 reclamações e índice de 1,17, seguido por Itaú (223 e 0,89), Santander (147 e 0,63) e Bradesco (209 e 0,61). Entre as instituições com mais de um milhão de clientes, o Société Générale foi, proporcionalmente, o banco que recebeu mais queixas. A maioria dos casos, entre todos os bancos, foram referentes a cobranças de tarifas injustificáveis e problemas na conta-salário.

Fonte: Relatório Bancário/ jornal Pioneiro.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × um =