Bancários da Caixa recebem promoção por mérito

Os empregados da Caixa Econômica Federal receberam no último dia 20 de fevereiro (quarta) a remuneração por promoção de mérito referente ao exercício de 2012. Mais de 80% dos 93 mil empregados conquistaram entre um e dois deltas, que representam mudanças de nível no Plano de Cargos e Salários (PCS), sendo que cada delta equivale a 2,3% na tabela salarial da carreira administrativa.

"Essa é uma grande conquista da mobilização dos bancários e do processo negocial travado pela Contraf-CUT, federações e sindicatos com o banco. Desde a implantação do PCS em 2008, houve a retomada da avaliação por mérito feita a cada ano, o que possibilita uma evolução e crescimento na carreira dos trabalhadores, independentemente da função de confiança que exerça", explica Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora o Comando Nacional nas negociações com o banco.

Todas as regras de avaliação são definidas por uma comissão paritária, formada por representantes dos trabalhadores e a Caixa. "Ano a ano as regras, os quesitos e itens a serem avaliados são aprimorados e o ideal é que estas regras sejam conhecidas o quanto antes dentro do ano em exercício. No ano passado, pela primeira vez, as regras foram adiantadas aos trabalhadores em julho", afirma Jair.

Segundo os critérios, não constam no processo de avaliação os trabalhadores que estão no teto da carreira e os que entraram na Caixa nos últimos seis meses.

Aprimorando – Na segunda semana de março haverá nova reunião da comissão paritária para avaliar as regras vigentes em 2012 e já estabelecer os critérios para o exercício de 2013. "Nosso objetivo é que, pelo processo de negociação, a metodologia de avalição por mérito seja perene na Caixa e que seja aprimorada a cada ano", avalia Jair.

Fonte: Contraf-CUT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 6 =