Nesta manhã de 23 de maio o expediente em várias unidades do Banrisul, em todo estado, começaram após duas horas. A paralisação da rede de agências foi aprovada em assembleia nacional realizada no último sábado, 18, em Porto Alegre. O protesto é parte do processo de luta dos banrisulenses que reivindicam a implantação de um Plano de Carreira justo.
Em Caxias do Sul, a paralisação ocorreu nas agências São Pelegrino e Nossa Senhora de Lourdes, a Agência PioX aderiu parcialmente a ação. Conforme deliberado após assembleia de quarta-feira, dia 22, em Caxias do Sul, sobre a discussão, organização e mobilização das ações seguintes.
A pauta do movimento: reafirmar a necessidade de prosseguir com as negociações sobre o Plano de Carreira, todos os setores do banco devem abraçar essa causa, somar forças, participar e ampliar a ação coletiva.
Debate democrático: não tem sido a conduta da diretoria do Banrisul. Foram descontadas as horas da paralisação do dia 7, ação intransigente do Banco, pois muitas vezes o pagamento de horas extras nas agências não se faz efetivo.
Enquanto a diretoria do Banrisul encontra dificuldades em cumprir seus acordos, adota uma postura autoritária através de atitudes injustas como, assédio moral – ao enviar e-mails internos, também insistem em caracterizar a mobilização como atraso não justificado. Além disso, o banco criou confusão, pautando o debate do comissionamento, sendo que o assunto nem estava em debate com os trabalhadores.
Os direitos dos banrisulenses serão defendidos cada vez mais, não adiantam as ameaças, sabemos bem o que queremos e as consequências dessa luta apontam sim, para a vitória. Em resposta, continuamos aumentando as mobilizações, pois 20 reais (descontados) não compram a dignidade de uma categoria de trabalhadores brasileiros.
A PRIORIDADE DA LUTA É A TRANSPARÊNCIA!!
· Plano de Carreira apresentado pelo banco é pior que o atual;
· Nada de pressões sobre os funcionários;
· Ameaças e assédios não fazem parte do jogo democrático;
· Nosso foco é o Plano de Carreira;
· A direção não quer negociar;
· Queremos negociações coletivas de verdade;
· O banco quer embolar o meio de campo;
· Unidade política e participação nas atividades;
· Só com mobilização e luta teremos conquistas;
Assessoria de Comunicação Bancax