O Comando dos Banrisulenses, coordenado pela Fetrafi-RS e Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, entrega nesta quarta-feira (28), às 15h30, a pauta específica de reivindicações ao presidente do Banrisul, Túlio Zamin. O documento será recebido no 4° andar do edifício-sede do banco, no centro da capital gaúcha.

A minuta foi aprovada no 21º Encontro Nacional dos Banrisulenses, ocorrido no último dia 3. Salário mínimo calculado pelo Dieese como piso, valorização das funções através de remuneração, fim das metas individuais, além da suspensão de quaisquer projetos de terceirização e o fim da trava de 2 anos para participação em novos processos seletivos, entre outros pontos, estão dentre as demandas contempladas na pauta específica.

Os bancários cobram também a manutenção das conquistas, como a 13ª cesta-alimentação com valor diferenciado. Ainda exigem soluções para as pendências que envolvem o novo quadro de carreira, bem como reivindicam a democratização da gestão do banco, com a eleição de um diretor-representante dos funcionários, conforme estabelece a constituição estadual do Rio Grande do Sul.

O presidente do Sindicato, Mauro Salles, salienta que o Banrisul vem crescendo, tendo obtido lucro de R$ 419,7 milhões no primeiro semestre deste ano. "Além disso, a direção do banco afirma que existe uma perspectiva de aumento nos lucros no segundo semestre por vários fatores. Esse resultado positivo demonstra que a instituição tem capacidade de atender a pauta de reivindicações dos banrisulenses", enfatiza.

"Esperamos seriedade nas negociações e que este ano o banco honre o que for negociado e assine o acordo aditivo com as entidades sindicais", afirma o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Porto Alegre e Fetrafi-RS


Compartilhe este conteúdo: