A Fetrafi-RS reuniu seu Coletivo Estadual de Comunicação na última sexta-feira, 29, para discutir o planejamento de ações, integrando sindicatos e Federação para o próximo período. A reunião, ocorrida na sede da Fetrafi-RS, contou com a participação de representantes de oito sindicatos filiados à entidade, assessoras de Imprensa e do diretor de Comunicação, Juberlei Bacelo.

Os sindicalistas discutiram as ações já efetivadas, desde a constituição do Departamento de Comunicação da Fetrafi-RS (2009), até a última campanha salarial. Os dirigentes sindicais propuseram a realização de reuniões periódicas do fórum a cada dois meses, para planejamento das atividades e avaliação das propostas já desenvolvidas.

Para os participantes da reunião, a maioria das entidades não dá a devida importância à comunicação e isto prejudica a ação sindical. Segundo os dirigentes, está na hora de efetuar um diagnóstico da comunicação em cada sindicato filiado à Federação. O objetivo é reduzir a dependência dos mesmos em relação à entidade e viabilizar a atualização de sindicalistas e funcionários.

Um dos pontos de consenso discutidos na reunião foi a necessidade de organização e promoção de um calendário permanente de eventos voltados à atualização e qualificação na área da comunicação, inclusive com a realização de atividades nas regionais. “Precisamos acompanhar as mudanças tecnológicas e de comportamento ligadas à comunicação que estão ocorrendo no mundo, ou seremos atropelados pela nossa própria base”, pondera o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo.

Campanha Salarial

Os sindicalistas também concordam em relação à necessidade de melhorar a comunicação durante a campanha salarial. Durante a reunião foi discutida a utilização de equipamentos e ferramentas virtuais, que podem dar autonomia para os sindicatos informarem os trabalhadores de sua base territorial, praticamente em tempo real.
Além do uso das redes sociais como Facebook, microblogs e ferramentas de compartilhamento de imagens, o sistema de envio de torpedos para grupos de celulares também surgiu como uma das principais alternativas para informar a categoria. A Federação e alguns sindicatos filiados já utilizam esta ferramenta com efetividade para divulgar reuniões, eventos, manifestações e outros compromissos. Entretanto, os participantes da reunião sugeriram que o Departamento de Comunicação da Federação faça uma nova pesquisa de mercado, verificando custos de pacotes para envio de torpedos. O objetivo é reduzir os custos dos serviços para estendê-los às entidades que possuem menos recursos financeiros.

Sistemas da Fetrafi-RS

Os participantes do Coletivo também apontaram a necessidade de realização de atividades específicas para ensinar dirigentes sindicais e funcionários dos sindicatos a utilizarem os sistemas online da Federação. A entidade agrega em seu portal softwares para verificação de comunicados internos, registro de rescisões, informe de mobilizações, gerenciamento de eventos e Chat Restrito. Estas ferramentas, embora ligadas a outras áreas da Fetrafi-RS, constituem um sistema integrado de informações, que é atualizado pela Federação e seus sindicatos filiados.
“Vamos planejar e executar políticas permanentes de comunicação, visando a qualificação pessoal dos dirigentes e a ação sindical sob o ponto de vista coletivo. Para que isto ocorra de maneira efetiva é preciso um maior envolvimento dos sindicatos nos debates do Coletivo, assim como a participação massiva nos eventos promovidos pela Fetrafi-RS. Hoje é possível comunicar de maneira muito mais democrática, pois temos ferramentas gratuitas disponíveis como Twitter e Facebook. Só precisamos aprender a utilizar estes recursos”, afirma Juberlei.

A próxima reunião do Coletivo de Comunicação está prevista para março de 2014.

fonte: Imprensa/Fetrafi-RS

 


Compartilhe este conteúdo: