Lançada reestruturação do Plano de Benefícios I da Fundação Banrisul

A Fetrafi-RS e o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) participaram do lançamento da reestruturação do Plano de Benefícios I da Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS), na tarde da última sexta-feira (24), no prédio da Direção Geral (DG) do banco, na capital gaúcha.

A partir desta quarta-feira (29), o hotsite com o simulador já estará no ar para que os banrisulenses possam se informar, simular o cenário de seu futuro de acordo com sua história no Banco e fazer a melhor opção. O SindBancários acompanha o processo e colocará a assessoria jurídica e seus técnicos à disposição para o caso de dúvidas. A adesão é voluntária.

O Sindicato vai auxiliar na distribuição de informação para que os banrisulenses possam ter o maior volume de subsídios para decidirem sobre qual plano aderir em caso de migração ou se querem permanecer na atual configuração previdenciária. Também alerta que a migração é voluntária e que nenhum banrisulense poderá ser pressionado ou obrigado a se transferir.

Avanços

O diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul, Carlos Augusto Rocha, disse que as novas opções são fruto de uma luta de muitos anos dos banrisulenses. Ele lembrou que há avanços em relação ao PBI, sobretudo os que estão relacionados à estrutura e ao futuro da Fundação Banrisul.

O presidente da Fundação, Jorge Luis Ferri Berzagui, destacou a importância da transparência em todo o processo e alertou que "a partir do acesso ao simulador, os banrisulenes poderão testar cenários de acordo com sua trajetória no banco e saberão como ficará seu benefício com a reestruturação do Plano de forma transparente".

O presidente do Banrisul, Túlio Zamin, explicou que o motivo da mudança se deve ao fato de que havia um número expressivo de participantes querendo ir embora do banco. Diante disso, foi pensado numa forma de redimensionar a rede, adequá-la e ajustá-la sem perder a vontade de crescer.

Zamin também fez referência aos problemas recorrentes causados pelos condicionadores de ar nas agências nesses dias em que as temperaturas estão bastante elevadas. "Entendemos que é preciso resolver, mas espero a compreensão de que não seria crível que existisse uma política deliberada no Banrisul sobre isso."

Alguns técnicos que apresentaram os materiais informativos sobre o PBI afirmaram que serão enviados aos participantes o Estatuto Social da Fundação, Regulamentos dos planos, Cartilha da Reestruturação, Guia Rápido para utilização do Simulador e Termos de Adesão e edição especial do FBAtualidades com informações sobre a migração.

Em caso de dúvidas, o participante deve entrar em contato com a Fundação pelo telefone 0800 541 2614 ou pessoalmente, na Central de Atendimento FBAtende (térreo do edifício-sede), na Rua Siqueira Campos, 736, em Porto Alegre.

As opções dos participantes são:

– migração da Reserva de Transferência ao PB Saldado;

– migração da Reserva de Transferência ao FBPREV II;

– migração da Reserva de Transferência do PB Saldado e, concomitantemente, a inscrição no FBPREV II, o que garantirá o recebimento de dois benefícios complementares no momento da aposentadoria (somente para ativos);

– permanência no PBI.

Fonte: Fetrafi-RS e Seeb Porto Alegre
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =