A partir deste sábado e até o dia 20 de fevereiro, clientes das operadoras de telefonia Oi, Tim, Claro e Vivo podem sanar dúvidas, encaminhar reclamações e resolver pendências relativas a cobranças indevidas diretamente nas lojas e revendas autorizadas em Caxias do Sul e cidades da Serra. Até então, só era possível oficializar ou solucionar queixas por meio de call centers, o que nem sempre é sinônimo de satisfação.

A medida está prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre as operadoras e os Ministérios Públicos Federal e Estadual em novembro passado. A decisão vale para todos os municípios gaúchos. O acordo foi mediado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia da Assembleia Legislativa, que apontou outros transtornos provocados pela prestação desse serviço no Estado, o que inclui falta de sinal em áreas rurais, dificuldade para rescindir contratos ou acesso às faturas pela internet.

A TIM e a Vivo confirmaram que as lojas próprias e autorizadas estarão de portas abertas já a partir da manhã deste sábado em Caxias. A Claro receberá as reclamações na loja própria em frente à Praça Dante Alighieri. A Oi só terá o mutirão a partir de segunda-feira na loja da Rua Vinte de Setembro, no Centro, pois não há atendimento na cidade aos finais de semana.

Para fazer valer o direito do consumidor, o TAC exige estrutura diferenciada para receber o público e atendente disponível para ouvir as queixas. Outra vantagem: as operadoras terão cinco dias para resolver pendências após o recebimento da reclamação.

— Será uma grande oportunidade para o cidadão resolver seu problema de forma presencial. Também servirá para conscientizar muitas pessoas de como é importante conferir a conta — reitera o deputado estadual Ernani Polo (PP), que presidiu o órgão técnico da CPI da Telefonia.

ONDE RECLAMAR EM CAXIAS

Vivo
Endereços: Avenida Júlio de Castilhos, nº 2.069 – Centro e Loja 108 do Shopping Iguatemi
Horários: no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábados das 9h às 17h. No Iguatemi, o atendimento é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. OBS: a reclamação também pode ser encaminhada para lojas e revendas autorizadas.

Claro
Endereço: esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Doutor Montaury, 1317 – Centro (ao lado da Casa da Cultura)
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h. OBS: a reclamação também pode ser encaminhada para lojas e revendas autorizadas.

TIM
Endereço: esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Visconde de Pelotas, nº1.944 – Centro.
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e, aos sábados, das 9h às 17h. OBS: a reclamação também pode ser encaminhada para lojas e revendas autorizadas.

Oi
Endereço: Rua Vinte de Setembro, 2048 – Centro (entre as ruas Visconde de Pelotas e Dr. Montaury)
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h30min. Não atende aos finais de semana.

EM OUTRAS CIDADES

Vivo
– O atendimento será feito em todas as lojas e revendas autorizadas em seus horários normais de funcionamento. Deve-se ter em mãos a conta com problemas, além de um documento com foto.
– Nas cidades onde a empresa tem cobertura de celular e não há lojas ou revendas, o cliente deverá ligar para 8486 ou acessar www.vivo.com.br (ambos funcionam 24h por dia).

Claro
– Lojas e revendas autorizadas receberão as queixas nos horários normais de funcionamento. A reclamação também pode ser feita em agências dos Correios, onde o cliente deverá responder a um formulário. Deve-se ter em mãos a conta com problemas, além de um documento com foto.
– No caso de cidades sem lojas e revendas autorizadas, os Correios são a única opção para se queixar.

TIM
– Também atenderá em todas as lojas e revendas autorizadas, em horários normais de funcionamento. Em todas as cidades, a reclamação pode ser feita nas agências dos Correios, por meio de formulário. Deve-se ter em mãos a conta com problemas, além de um documento com foto.
– Nos municípios sem lojas e revendas, os Correios são a única alternativa para reclamação.

Oi
– O atendimento será feito em todas as lojas e revendas autorizadas em seus horários de funcionamento. Deve-se ter em mãos a conta com problemas, além de um documento com foto.
– Nas cidades sem lojas e revendas, o usuário poderá se queixar pela internet (www.oi.com.br) ou por telefone (para reclamações sobre a linha de celular, 1057, e sobre internet, 10314).

 

Fonte: Pioneiro.com
 


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