a Comissão de Saúde do Banrisul esteve reunida na sede da Fetrafi-RS na última terça-feira, 19, para discutir as demandas relacionadas ao tema para 2014. Durante o encontro surgiram assuntos emergenciais, como a situação precária dos sistemas de ar condicionado de diversas unidades do Banco. Além disso, a reunião abordou o encaminhamento para a concretização das conquistas asseguradas nas negociações específicas da última campanha salarial.

Para trabalhar no calor

Os representes do movimento sindical reivindicaram a manutenção periódica dos sistemas de ar condicionado de toda a rede de atendimento do Banrisul e da Direção Geral. Nos locais onde não há condições de conserto, os bancários solicitaram a troca imediata dos equipamentos.

O Banco se comprometeu de fazer um levantamento detalhado sobre as condições dos condicionadores de ar de todas as unidades. Os dados serão apresentados na próxima reunião da Comissão, juntamente com um cronograma para conserto e substituição dos equipamentos avariados.

Os banrisulenses também reivindicaram que os gastos com energia elétrica, gerados pelo uso de condicionadores de ar, não sejam considerados nas metas para diminuição de despesas fixas.

Eleições de Cipas

Os banrisulenses garantiram a eleição de comissões internas para prevenção de acidentes do trabalho, em todas as unidades com mais de 70 empregados. Segundo o Banco, o edital de convocação para realização de eleição deverá ser publicado já no mês de março.

Ginástica Laboral

O movimento sindical continua cobrando a implantação da ginástica laboral em todas as unidades do Banco. Atualmente, as menores agências ainda não tem acesso ao programa.

Blog da Saúde

A Comissão também já começou a debater a elaboração do Blog da Saúde. Este espaço virtual será mais uma ferramenta para disponibilizar informações sobre saúde do trabalhador, divulgar os programas do Banrisul relacionados à saúde e outras iniciativas da área.

“Mais uma vez reiteramos a importância do debate sobre condições de trabalho. Precisamos avançar na implementação de medidas efetivas para prevenção de doenças físicas e psíquicas. A melhoria das relações de trabalho, que geram um desgaste muito grande aos banrisulenses, também está no nosso foco de ação”, afirma a diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa.

Fonte: Imprensa/Fetrafi-RS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 5 =