As negociações específicas entre o Comando dos Banrisulenses e a direção do Banrisul foram seladas na última quinta-feira, 27, através da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho do Banrisul 2013/214. O ato de assinatura, ocorrido na Direção Geral, contou com as presenças de dirigentes sindicais, Assessoria Jurídica da Fetrafi-RS e do vice-presidente do Banco, Flavio Luiz Lammel.

Com a assinatura do Acordo, os banrisulenses consolidam o processo de negociação estabelecido ao longo da Campanha Salarial. Na avaliação da diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa, o documento representa um marco importante para os bancários do Banrisul. “Fizemos um grande esforço para levar as negociações até a exaustão, garantindo avanços para os trabalhadores do Banco”.

Já o diretor da Federação, Luiz Carlos Barbosa, destacou o protagonismo do acordo sobre o ponto eletrônico, cuja assinatura é válida pelo período de dois anos. “Foi possível estabelecer uma forma eficaz para registro de jornada, que impede fraudes e autoriza a fiscalização por parte do movimento sindical. O acordo permite ainda que os bancários tenham acesso aos seus registros de ponto”, observa o sindicalista.

O acordo atende ainda a portaria nº 1.510 do Ministério do Trabalho e Emprego, de agosto de 2009, que regulamenta o registro eletrônico do ponto. O objetivo é a promoção da segurança tanto de empregadores como de trabalhadores, por meio da implantação de meios mais eficientes de controle da jornada de trabalho.

CCV
Para os dirigentes sindicais, a retomada da Comissão de Conciliação Voluntária é outra conquista relevante para os bancários do Banrisul, cujos sindicatos são signatários do acordo. Os sindicalistas enfatizam que a Comissão é um meio opcional para os banrisulenses reivindicarem seus direitos junto à instituição.

“O trabalhador pode fixar um acordo com o Banco, de maneira mais ágil e sem a necessidade de recorrer à justiça trabalhista. Caso não fique satisfeito no âmbito da CCV, o mesmo tem total liberdade para ir adiante, ajuizando uma ação”, ressaltam os sindicalistas.

Fonte: Imprensa/Fetrafi-RS
 


Compartilhe este conteúdo: