Os representantes eleitos no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal serão empossados nesta quarta-feira (26), às 16h30, em Brasília. Fernando Neiva (titular) e Maria Rita Serrano (suplente) foram eleitos em dezembro do ano passado e a posse estava dependendo de uma mudança no estatuto da empresa, o que aconteceu somente no final do mês de fevereiro.

O texto anterior restringia a participação de todos os empregados no processo de gestão ao estabelecer que somente podiam integrar o Conselho de Administração os empregados que já haviam ocupado cargos gerenciais ou relevantes em órgãos ou entidades da administração pública por no mínimo dois anos. A alteração no estatuto pôs fim a esse impedimento.

A solenidade de posse contará com a participação do presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. "Trata-se de um momento histórico muito importante para os empregados da Caixa, que agora passam a contar com um representante eleito democraticamente no Conselho de Administração", destaca.

A escolha dos representantes dos trabalhadores nos Conselhos de Administração das empresas públicas federais foi o resultado de uma luta antiga do movimento dos trabalhadores, buscando democratizar a gestão das empresas. A eleição está garantida na Lei 12.353/2010, sancionada pelo presidente Lula.

"O apoio e a participação da maioria das entidades do movimento dos empregados da Caixa foram fundamentais para a conclusão deste processo. A nossa posse vem coroar, de forma democrática, a escolha feita pelos empregados através do voto direto", destaca o representante eleito Fernando Neiva.

Fonte: Contraf-CUT com Fenae
 


Compartilhe este conteúdo: