A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de Pernambuco voltam a se reunir com a Febraban na próxima quarta-feira, dia 23, às 14h, em Recife, para continuar o acompanhamento do projeto-piloto de segurança bancária, implantado em 209 agências da capital pernambucana, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de uma das conquistas das negociações da Campanha Nacional dos Bancários de 2012.

Também deverão participar da quarta reunião do Grupo de Trabalho (GT) os demais atores envolvidos no projeto-piloto, como a Secretaria de Defesa Social (SDS) do governo estadual, as prefeituras das três cidades, comandos das polícias militar e civil e Ministério Público.

O projeto-piloto foi assinado no dia 14 de maio do ano passado, com prazo de 90 dias para instalação dos equipamentos previstos (porta giratória com detector de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, guarda-volumes e cofres com retardo), além da presença de vigilantes armados e com coletes a prova de balas. A duração é de um ano.

A última reunião em Recife aconteceu no dia 20 de janeiro. Nos dois dias seguintes foram realizados encontros com os gestores das agências que integram o projeto-piloto. Ocorreram quatro reuniões, uma para cada grupo de cerca de 50 gerentes, com duas horas de duração, integrando os representantes das unidades no acompanhamento da iniciativa.

E no dia 18 de março, o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, se reuniu com a Febraban, em São Paulo, para uma reunião de acompanhamento nacional, onde apontou avanços e limitações no projeto-piloto. A reunião contou com a participação do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.

Expectativas

"Esperamos obter novas informações sobre o andamento do projeto-piloto, analisar as ocorrências e verificar os pontos positivos e negativos", afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.

"A expectativa dos bancários é a extensão das medidas aprovadas para todas as agências e postos de atendimento de todo o país, a fim de melhorar a segurança e proteger a vida das pessoas", reforça o dirigente sindical.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: