Fundacentro realiza debate sobre sustentabilidade e trabalho nesta quinta

A Rede SST – Rede de Saúde e Segurança do Trabalhador realizará um encontro aberto ao público nesta quinta-feira, dia 15 de maio, às 14h, no auditório da Fundacentro, em São Paulo. O tema de discussão será "Sustentabilidade nas empresas e mercado de trabalho: Significados e realidade atual". Para participar, não é necessário se inscrever.

Segundo a médica Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, pretende-se discutir como a saúde do trabalhador é abordada nas empresas que têm o rótulo de sustentáveis. A sustentabilidade será abordada a partir de sua relação com as condições de trabalho e também com os aspectos psicossociais.

O doutor em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo – USP, Claudio Brunoro, e o gerente do Núcleo Estratégico do Sesi/BA, Kenneth de Almeida, serão os moderadores do tema.

Segundo Brunoro, abordar o tema sustentabilidade "é um desafio, tanto por conta de ser um assunto polissêmico quanto pelo fato de ainda estar em construção". Quando se relaciona essa discussão com o trabalho, a questão fica ainda mais complexa. "Nesse caso, estamos lidando com um assunto com múltiplas interpretações, pontos de vista, origens e abordagens", completa o pesquisador da USP.

O engenheiro propõe que a sustentabilidade corporativa considere valores e ética; temporalidade (curto e longo prazo ou geração presente e futura); múltiplas escalas de análise (global, regional, local ou sociedade, organização indivíduo); dimensões econômica, ambiental e social; interdependência e integração entre esses elementos.

"Trabalho em um contexto de sustentabilidade corporativa é aquele que, provido de sentido e permeado pelas relações de confiança e cooperação, melhora o desempenho da organização, promove o desenvolvimento profissional, possibilita a construção da saúde dos trabalhadores em um sentido amplo e positivo, favorece o desenvolvimento da criatividade e a mobilização das inteligências, considerando a sua centralidade para o desenvolvimento da cultura e da sociedade", conclui Cláudio Brunoro.

É possível acessar o texto "O Trabalho e a Sustentabilidade Corporativa", de Cláudio Brunoro. Para os interessados em participar do evento, a Fundacentro está localizada na Rua Capote Valente, 710, em Pinheiros.

A Rede SST é uma iniciativa da Fundacentro, que conta com a participação de diversas instituições.

Fonte: Fundacentro
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − quatro =