A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou nota nesta segunda-feira (2) informando o horário de atendimento dos bancos durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12.
Nas 12 cidades-sede, o Recife entre elas, se houver feriado, os bancos fecharão para atendimento ao público, seguindo o decreto. Em Fortaleza, por exemplo, vai haver feriado no dia 17, quando o Brasil vai jogar contra o México.

Nos dias de jogos do Brasil, se não houver decreto de feriado local, todos os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. É isso o que vai acontecer no Recife, por exemplo, onde o prefeito Geraldo Julio decretou ponto facultativo.
A Caixa Econômica Federal já tinha divulgado – na última sexta-feira – que iria abrir no horário alternativo nos dias de jogos da Seleção Brasileira.

“Vale destacar que essa recomendação está de acordo com a Circular do Banco Central N.º 3.703/2014, a qual autoriza mudança no horário de atendimento das agências nos dias de jogos da seleção, desde que, seja oferecido aos clientes um funcionamento mínimo de quatro horas”, reforça a nota da Febraban.

Nos demais jogos, se não houver decreto de feriado local, o funcionamento das agências bancárias será normal, em todo o país. Por aqui, também será ponto facultativo.

Ainda segundo a Febraban, os bancos deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com uma com antecedência mínima de 48 horas.

Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, o internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

A Febraban também lançou a “Cartilha Canais Alternativos”, que será disponibilizada nas agências bancárias, nos PROCONs e nos órgãos de defesa do consumidor para orientar a população meios de realizar as transações financeiras pelos canais alternativos dos bancos, nos dias em que as agências estiverem fechadas.

O material também ficará disponível para consulta pela internet. Você pode olhar clicando aqui.

Fonte: Febraban
 


Compartilhe este conteúdo: