Com lucro de R$ 3, 4 bi, Caixa pode atender demandas dos empregados

O lucro líquido da Caixa Econômica Federal foi de R$ 3,4 bilhões no primeiro semestre de 2014, um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado e de 24,4% na comparação com o primeiro trimestre.

O resultado foi divulgado pelo banco nesta quinta-feira (14), exatamente a uma semana da primeira negociação específica da Campanha Nacional dos Bancários 2014 com o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf/CUT e assessorado pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

"Somos nós, empregadas e empregados da Caixa, que construímos essa alta do lucro, dia a dia. Por isso, merecemos o reconhecimento da direção da empresa, com o atendimento das nossas demandas. As negociações começam na próxima semana. É hora de mobilização", afirma Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa).

O número de empregados chegou a 99.775, incremento de 4.143 em relação ao primeiro semestre de 2013, o que corresponde a uma alta de 4,3%. Enquanto isso, no mesmo período, o número de agências cresceu 8,4%, segundo análise do balanço feita pela Subseção do Dieese na Contraf-CUT.

> Clique aqui para ver a análise do Dieese.

Também na comparação entre janeiro/junho de 2014 e janeiro/junto do ano passado, aumentaram a carteira de crédito ampliada (28%) e as receitas com prestação de serviços e tarifas bancárias (12%).

A Caixa lucra mais, mas o ritmo de ampliação do quadro de pessoal não acompanha o da abertura de agências. Os números e o dia a dia nas unidades do banco reforçam a necessidade da contratação de mais empregados.

"Passou da hora da empresa fazer uma discussão séria e responsável sobre condições de trabalho", enfatiza Fabiana Matheus, que também é diretora de Administração e Finanças da Fenae.

Fonte: Contraf-CUT com Fenae
 


Compartilhe este conteúdo: