É grande a expectativa dos funcionários pelo encaminhamento efetivo de suas demandas específicas. A primeira negociação com representantes do Banrisul ocorreu na tarde desta quinta-feira (11), na sede da Fetrafi-RS e mobilizou os recém empossados membros do Comando dos Banrisulenses, além de dirigentes da Federação, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e da Contraf-CUT, que foi representada pelo secretário de Estudos Socioeconômicos, Antônio Pirotti.

Durante a reunião, os bancários cobraram agilidade na discussão da pauta específica, encaminhada à direção do Banrisul no dia 15 de agosto, bem como a manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente.

Os negociadores do Banrisul se comprometeram a dar uma resposta à manutenção do acordo na próxima reunião. Além disso, os banrisulenses estabeleceram um calendário de reuniões com o Banrisul, ao longo de três semanas, para o debate da pauta.

"Conseguimos acelerar a proposta inicial apresentada pelo banco, de estender as negociações para quatro semanas, numa tentativa de ganhar tempo. Garantimos que o processo seja concluído em três semanas", destaca a diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa.

A próxima rodada foi agendada para a próxima quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, na sede da Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul, para a discussão dos temas saúde, condições de trabalho, segurança e Cabergs.

A rodada seguinte será realizada na sede da Fetrafi-RS e vai discutir a democratização do Banrisul e o trabalho de terceiros nos dias 24 e 25.

A última rodada acontece nos dias 1º e 2 de outubro, com ênfase para os debates sobre o sistema de valorização profissional, prêmios, auxílios e plano de carreira.

O Comando observa que essa agenda de reuniões com o Banrisul pode ser adequada ao calendário nacional da Campanha Nacional 2014.

"Queremos um processo de negociação ágil e com resultados efetivos. Estamos mobilizados com o conjunto da categoria para garantir avanços coletivos e específicos", destaca o diretor da Federação, Carlos Augusto Rocha.

Pagamento da RV1

Os representantes do Banrisul aproveitaram a reunião para anunciar que o pagamento da Remuneração Variável 1 será efetuado nesta sexta-feira (12), dia do aniversário de 86 anos do banco.

Fonte: Contraf-CUT com Fetrafi-RS
 


Compartilhe este conteúdo: