Os sindicatos filiados à Fetrafi-RS retomam as assembleias gerais no fim da tarde desta segunda-feira (29) para organização do primeiro dia da greve da categoria. Embora a Fenaban tenha chamado o Comando Nacional para negociação no último sábado, 27, a proposta apresentada pelos banqueiros foi insuficiente e desconsiderou os principais itens reivindicados pelos bancários em campanha salarial.

Na oitava rodada de negociação da Campanha 2014 a Fenaban apresentou uma nova proposta, elevando o índice de reajuste de 7% para 7,35% (0,94% de aumento real) para os salários e demais verbas salariais e de 7,5% para 8% (1,55% acima da inflação) para os pisos. Além disso, a proposta ignorou completamente as reivindicações sobre emprego, condições de trabalho, principalmente metas abusivas e assédio moral, segurança e igualdade de oportunidades.

Diante disso, o Comando manteve o calendário aprovado anteriormente e a greve por tempo indeterminado a partir da terça-feira 30 aprovada pelas assembleias do dia 25.

Atos em frente ao Banco Central no dia 2

O Comando Nacional também orienta os sindicatos a reforçarem a realização das manifestações em frente à sede e às representações do Banco Central em todo o país na próxima quinta-feira, dia 2 de outubro, para protestar contra as propostas de independência do BC e para defender o fortalecimento do papel dos bancos públicos, dois temas que estão no centro do debate eleitoral e sobre os quais a categoria tem posição histórica definida em seus fóruns nacionais.

Com sede em Brasília, o Banco Central tem representações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Belém.

Fonte: Imprensa/Fetrafi-RS com informações da Contraf/CUT

 


Compartilhe este conteúdo: