O primeiro dia de greve dos bancários no Piauí já começou forte e dando sinais de que a categoria está decidida em cruzar os braços por tempo indeterminado. Nesta terça-feira (30), conforme revela o vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, João Sales Neto, "a adesão dos bancários neste começo de greve chega a 95% nas agências de Teresina", diz. Para ele, isso é resultado do poder de mobilização da categoria em lutar por seus direitos, melhores salários e condições de trabalho mais justas.

A avaliação de João Sales foi com base nas agências que percorreu somente na parte da manhã de hoje nas unidades da capital piauiense.

"Neste primeiro dia de greve, a adesão dos bancários foi bastante significativa e mostra a insatisfação da categoria diante da última proposta (7,35% de reajuste) apresentada pelos banqueiros na oitava rodada de negociação", reforça o presidente do Sindicato, Arimatea Passos, que também percorreu todas as agências da capital para se inteirar do nível de mobilização dos bancários.

No interior do Piauí, conforme explica Arimatea, os bancários estão respondendo bem ao chamamento do Sindicato de parar as agências e cruzar os braços por tempo indeterminado. Tanto que as agências dos grandes centros, como nas cidades de Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano, os empregados também aderiram ao movimento grevista.

Nas cidades de pequeno porte, como São Raimundo Nonato e Uruçuí, a informação é de que os bancários também estão parando as agências. "O que mais motivou a categoria em aderir à greve foi a luta por melhores salários, mais contratações, saúde e mais segurança", enfatiza Arimatea referindo-se aos principais pilares da pauta de reivindicações dos bancários em 2014.

Fonte: Gilson Rocha – Seeb Piauí
 


Compartilhe este conteúdo: