Delegados sindicais do Banrisul serão escolhidos até 31 de março

A Fetrafi-RS enviou na última sexta-feira (06) aos sindicatos filiados orientações para a eleição de delegados sindicais do Banrisul. O mandato dos atuais representantes encerra em 31 de março, sendo esta a data limite para escolha de seus substitutos. A posse dos novos delegados e delegadas ocorre no mês de abril.

Os sindicatos deverão afixar o edital sobre a eleição nas agências do Banrisul a fim de viabilizar a participação dos interessados. O prazo para inscrição de candidatos é de cinco dias úteis após a divulgação do edital. Após o término do prazo de inscrição, a relação de inscritos deverá ser encaminhada à Fetrafi-RS por e-mail. O período eleitoral será de 1º a 31 de março.

O delegado representa diretamente a Fetrafi-RS e o Conselho de Delegados Sindicais do Banrisul no local de trabalho, sendo responsável pelo encaminhamento de demandas e reivindicações dos trabalhadores junto ao movimento sindical.

O delegado ou delegada sindical tem estabilidade no emprego desde a formalização da candidatura até dois anos após o término do mandato. Esta prerrogativa só é desconsiderada em caso de falta grave. Além disso, o trabalhador não pode ser removido do seu local de trabalho, salvo acordo entre o mesmo e o Banco.

Além de realizar reuniões com os colegas nas dependências do banco, o delegado sindical poderá participar das atividades convocadas pelo movimento sindical para tratar de assuntos relevantes à categoria.

*Comunicação/Fetrafi-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 2 =