A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam as negociações em 2015 com o Santander no próximo dia 12 de março, das 14h às 16h, em São Paulo, durante o Comitê de Relações Trabalhistas (CRT). Trata-se de um fórum de negociação permanente previsto na cláusula 32ª do acordo aditivo à convenção coletiva, assinado com vigência de dois anos entre as entidades sindicais e o banco espanhol no final do ano passado.

Antes, no dia 10 de março, igualmente das 14h às 16h, as entidades sindicais retomam os debates com o banco no Fórum de Saúde e Condições de Trabalho. Trata-se de um fórum de "estudo, discussão e proposta de sugestões de políticas, programas, projetos e ações de saúde, condições de trabalho e prevenção de sinistros", estabelecido na cláusula 24ª do acordo aditivo.

"Esperamos discutir as reivindicações não atendidas pelo banco nas negociações para a renovação do aditivo, bem como novas demandas dos trabalhadores, buscando mais empregos e melhores condições de saúde e trabalho", afirma o secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. "Queremos novas conquistas para valorizar o empenho e a dedicação dos funcionários, principais responsáveis pelos lucros do banco", salienta.

O Santander registrou um lucro líquido gerencial de R$ 5,8 bilhões no Brasil em 2014, o que representou 19% do resultado global. Só no Reino Unido o banco obteve participação semelhante. Nos demais países, o lucro foi bem menor, inclusive na Espanha, mostrando mais uma vez a importância do nosso país para os ganhos do banco.

No entanto, o banco cortou 312 postos de trabalho e fechou 61 agências e 93 PAB\’s em 2014, porém a carteira de clientes cresceu significativamente (cerca de 1,6 milhão a mais em um ano). "Esses números revelam aumento da sobrecarga de trabalho, uma vez que menos funcionários tiveram que atender mais clientes, o que tem provocado adoecimento e afastamento de colegas, diante da pressão no trabalho por causa das metas abusivas e do assédio moral", aponta o diretor da Contraf-CUT.

Reuniões da COE do Santander

No mesmo dia de cada um dos dois encontros, a Contraf-CUT promoverá reuniões da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, às 10h, em local a ser definido, a fim de preparar as discussões para os debates com o banco.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: