A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam no próximo dia 31 de março, às 15h, a Mesa Temática de Segurança Bancária com a Fenaban, em São Paulo. Será a primeira reunião em 2015.

Conforme estabelece a cláusula 32ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a Fenaban apresentará a estatística semestral de assaltos a bancos referente ao segundo semestre de 2014. A novidade será a apresentação pela primeira vez dos números por regiões do país.

Agências de negócios

Na última mesa temática, a Contraf-CUT pautou também para debate com a Fenaban o problema da falta de segurança nas agências de negócios.

"Queremos aprofundar o discussão com os bancos e mostrar o enorme risco de violência a que estão expostos bancários e clientes, diante da ausência de vigilantes, portas de segurança e outros equipamentos de segurança", destaca o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.

"Além da logomarca do banco, essas unidades possuem caixa eletrônico com operações de abastecimento, saques e depósitos, evidenciando que existe movimentação de numerário e, portanto, conforme a lei federal nº 7.102/83, é obrigatória a presença de vigilantes, bem como a aprovação de um plano de segurança pela Polícia Federal", salienta.

Projeto-piloto

A Fenaban ficou também de trazer o retorno da consulta aos bancos sobre a possibilidade de realização de um novo projeto-piloto de segurança bancária, porém com o acréscimo de itens de segurança não testados na experiência realizada em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

"Não se justifica fazer um novo projeto-piloto nos mesmos moldes, como pretende a Fenaban, mas sim evoluir com a inclusão de outras medidas e equipamentos de prevenção contra assaltos e sequestros", ressalta Ademir.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: