A Contraf-CUT divulga a logomarca do 4º Congresso, que será realizado no próximo final de semana, no Hotel Mercure, em São Paulo. O evento será aberto na sexta-feira (20) e o encerramento ocorrerá no domingo (22). A

A exemplo do congresso anterior, a pauta será a seguinte:

1. Eleição da diretoria executiva nacional, conselho fiscal e conselho diretivo;
2. Definição de linha política e organizativa da Contraf;
3. Reforma Estatutária;
4. Outros assuntos.

Fundada numa assembleia convocada por três federações em 26 de janeiro de 2006, em Curitiba, a Contraf-CUT continua a história de unidade e organização dos bancários da CUT, iniciada com a criação em 1985 do Departamento Nacional dos Bancários (DNB-CUT) e depois com a sua transformação em Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT).

O primeiro presidente da Contraf-CUT foi o funcionário do Itaú, Luiz Cláudio Marcolino, que também presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo.

O 1º Congresso aconteceu em 25 de abril de 2006, em Nazaré Paulista (SP). Vagner Freitas, empregado do Bradesco e hoje presidente nacional da CUT, foi eleito presidente.

O 2º Congresso aconteceu em 14 e 15 de abril de 2009, em São Paulo, que elegeu o bancário do Itaú e ex-secretário-geral Carlos Cordeiro para presidente.

Já o 3º Congresso ocorreu em 30 e 31 de março e 1º de abril de 2012, em Guarulhos (SP), onde Carlos Cordeiro foi reeleito presidente.

A Contraf-CUT coordena o Comando Nacional dos Bancários, que representa mais de 90% de todos os funcionários de bancos públicos e privados do Brasil.

Além disso, a entidade é referência internacional para os trabalhadores do ramo financeiro. É filiada à UNI Global Union, o sindicato mundial que representa cerca de 20 milhões de trabalhadores dos setores de serviços. Carlos Cordeiro é o atual vice-presidente da UNI Américas Finanças, que organiza os bancários do continente americano.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: