A Afubesp protocolou em 10 de março uma carta à direção executiva da Cabesp solicitando uma reunião antes da assembleia de prestação de contas marcada para o próximo dia 28 na intenção de discutir a ordem do dia e as propostas de reajustes dos planos PAP, PAFE e Cabesp Família. Porém, embora haja o esforço da associação em dialogar sobre estas questões tão importantes aos beneficiários, nenhum retorno foi dado por parte dos diretores eleitos Ricardo Mitsouka (administrativo) e Getúlio Coelho (financeiro).

A carta busca respostas da Caixa Beneficente para os inúmeros questionamentos dos associados. Wagner Cabanal, diretor da Afubesp e ex-diretor da Cabesp, ressalta a preocupação a respeito de mais decisões unilaterais que possam prejudicar ainda mais os beneficiários. "Queremos clareza na apresentação dos números para que não tenhamos mais aumento abusivo", diz.

Em 1º de maio do ano passado entrou em vigor o polêmico reajuste de 30,44% no Plano Família, causando indignação e a saída de diversas pessoas do plano em razão da dificuldade em arcar com aumento das mensalidades.

A Afubesp ajuizou ação na Justiça para que a entidade encaminhasse os estudos atuariais que guiaram o índice. Com os documentos em mãos, foi constatado que a diretoria da Cabesp optou pelo reajuste mais conservador – os 30,44% – em um cenário de outros dois índices possíveis para aplicação (23,19% e 24,58%). A justificativa dada em ata pelos eleitos foi de que a escolha "visa o equilíbrio financeiro e econômico do Plano".

Muitos meses depois, mais uma oportunidade para o debate sobre o futuro do plano é desperdiçada. Camilo Fernandes, presidente da Afubesp, rechaça a omissão dos eleitos.

"Não é este o papel que esperamos de quem deveria representar os beneficiários, se escondendo atrás do portal da entidade. Eles precisam se posicionar e ser transparentes", contrapõe. O dirigente pede, ainda, que a comunidade banespiana compareça em peso na assembleia do dia 28 de março.

"É importante que os colegas compareçam, principalmente os que têm parentes e dependentes no plano Cabesp Família, para cobrar informação sobre o futuro do plano e decisões que podem impactar diretamente a vida de todos", convoca Camilo.

Para essas pessoas – que já sofreram e continuam arcando com as consequências do último reajuste -, o momento para exercer pressão sobre a diretoria da Cabesp, segundo ele, é ocupando os lugares e mostrando força na assembleia.

Fonte: Afubesp
 


Compartilhe este conteúdo: