A Polícia Federal marcou uma reunião específica para o próximo dia 29 de abril, às 9h, em Brasília, para discutir os ataques a operações de transporte de valores e o funcionamento das chamadas agências de negócios sem plano de segurança. O encontro foi convocado pela coordenadora-geral de Controle de Segurança Privada (CGCSP), delegada Silvana Helena Vieira Borges.

Foram chamados para participar membros da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), como a Contraf-CUT, a Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Valores e entidades patronais dos bancos e empresas de vigilância e transporte de valores.

O debate foi solicitado na 104ª reunião da CCASP pelas entidades dos vigilantes e dos bancários, frente ao aumento de ataques e explosões em carros-fortes com mortes de trabalhadores e diante da insegurança nas agências de negócios. Na ocasião, a delegada se comprometeu a agendar uma reunião específica.

"Essa reunião específica será uma boa oportunidade para discutir medidas que tragam mais segurança tanto nas atividades de transporte de valores como nas agências de negócios, como forma de proteger a vida de trabalhadores e clientes", afirmou o secretário de Imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.

Transporte de valores

No início da última reunião da CCASP, em 4 de março, vigilantes de camisetas pretas fizeram um protesto e cobraram providências das autoridades e dos empresários.

"Até quando vão ignorar as vidas perdidas nos ataques a carros-fortes", dizia a manchete deum jornal de quatro páginas com fotos de vigilantes mortos, que foi distribuído aos presentes pelos dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Transporte de Valores (Fintrave).

"Estamos sendo caçados nas estradas que nem animais", advertiu o presidente do SindValores de Brasília, Carlos José das Neves. "O vigilante é tratado como mercadoria e não como ser humano", frisou o diretor da CNTV, Cláudio Vigilante, salientando que vários companheiros estão sendo sequestrados e mortos. "Não temos condições de trabalhar", alertou.

Agências de negócios

O Sindicato dos Bancários de Brasília entregou ao final da 104ª reunião da CCASP para a delegada um envelope com fotos de agências de negócios do Itaú, "comprovando o trabalho de bancários junto aos caixas eletrônicos das unidades, onde ocorre movimentação de numerário, em ambiente totalmente inseguro e desprotegido", afirmou Conceição Costa, diretora da Fetec Centro Norte.

"Há imagens mostrando claramente funcionários do banco que auxiliam os vigilantes no abastecimento das máquinas e no manuseio dos envelopes com depósitos de clientes", explicou Raimundo Dantas, diretor do Sindicato.

Em 19 de novembro do ano passado, a Contraf-CUT já havia protocolado um ofício, denunciando "com enorme preocupação que o Itaú, o Bradesco e o Santander estão implantando, sem qualquer discussão com o movimento sindical, um novo modelo de agências \’de negócios\’, onde trabalham bancários, funcionam caixas eletrônicos, mas não existem vigilantes nem portas de segurança e outros equipamentos de segurança".

Para a Contraf-CUT, esse modelo vulnerável de agências descumpre frontalmente a lei federal nº 7.102/83, na medida em que há movimentação de numerário em função da existência de caixas eletrônicos, onde ocorrem operações de abastecimento e saques em dinheiro, além de depósitos em envelopes. Já existem várias decisões judiciais que obrigam o Itaú a manter vigilantes e instalar a porta giratória de segurança nas agências de negócios.

"Queremos que os bancos apresentem planos de segurança à Polícia Federal para essas agências de negócios, de acordo com o que determina a lei nº 7.102/83, bem como respeitem as leis municipais existentes sobre segurança. Abrir unidades inseguras é brincar com a vida de trabalhadores e clientes", concluiu Ademir.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: