O Conselho de Usuários da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil realiza na próxima sexta-feira, dia 24, em Campo Grande, a VI Conferência de Saúde do Mato Grosso do Sul, para debater a questão da sustentabilidade da Cassi e eleger o novo conselho. Será a primeira de uma série de conferências de saúde de 2015 marcadas para todo o país no primeiro semestre.

Contando com o apoio financeiro e logístico da Anabb e do Sindicato dos Bancários de Campo Grande, a Conferência de Mato Grosso do Sul ocorrerá no auditório da Gepes, a partir das 8h.

"É importante a participação massiva dos delegados sindicais, das Ecoas, gestores, representantes do SESMT e das Cipas, dos delegados sindicais, do funcionalismo da ativa e aposentados e das entidades representativas para fortalecer a participação social nos debates pela busca de soluções nas negociações que deverão ocorrer nas próximas semanas entre os dois patrocinadores da Cassi, o Banco do Brasil e o corpo social", convida William Mendes, diretor eleito de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi.

Veja o restante do calendário das Conferências do primeiro semestre 2015:

Brasília – dia 13 de maio

Natal – dia 20 de maio

Recife – dia 21 de maio

Belo Horizonte – dia 11 de junho

Vitória – dia 12 de junho

Todas as conferências desse semestre também contarão com o apoio tanto da Anabb quanto dos sindicatos e entidades associativas que tiverem interesse.

"O momento é de fortalecer a participação social da comunidade do funcionalismo do Banco do Brasil na busca de soluções para encontrar a melhor forma de reequilibrar as contas na Cassi e ampliar os direitos em saúde por meio da extensão do direito ao modelo já preconizado na entidade de Atenção Integral à Saúde para o conjunto de associados e assistidos, o que equivale a mais de 700 mil vidas", acrescenta William Mendes.

A importância dos Conselhos de Usuários

Os Conselhos de Usuários da Cassi são instâncias consultivas de âmbito estadual, com sede na capital de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal onde a Caixa de Assistência atua.

As Conferências Estaduais de Saúde da Cassi são fóruns bienais realizados para discutir temas de saúde de interesse da população Cassi e eleger e empossar os novos representantes dos Conselhos de Usuários. Neste ano serão 17 Conferências de Saúde, estando previstas para o primeiro semestre as de MS, DF, PE, RN, MG e ES, além das pré-conferências de MG.

As conferências estavam sob risco de não acontecer porque não houve consenso na governança da Cassi na liberação dos recursos para efetivá-las, fruto da situação atual de orçamento contingenciado em face do déficit da entidade previsto para 2015.

Os representantes eleitos pelo Corpo Social são defensores da participação social, ainda mais neste momento por que passa a Caixa de Assistência, que busca formas para encontrar o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade do Plano de Associados.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: