A Contraf-CUT participou nesta segunda-feira (8) do 5º Fórum Febrabran para dirigentes sindicais, realizado no hotel Intercontinental em São Paulo. O evento reúne palestrantes indicados por banqueiros e por bancários.

Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, afirma que o evento é importante para equalizar as informações sobre o sistema financeiro. "Nós passamos o que a gente pensa e descobre o que eles estão pensando."

Na abertura do encontro, Murilo Portugal, presidente da Febraban, fez uma breve análise do sistema financeiro e da conjuntura socioeconômica brasileira, a partir do ponto de vista da Federação Brasileira dos Brancos. Ele admitiu que os lucros dos bancos no Brasil são grandes, mas, em sua avaliação, menores do que em outros países emergentes. Porém, os riscos são maiores nos País.
O primeiro palestrante do dia foi Cassio Dreyfuss, vice-presidente da Gartner Research, que abordou os novos caminhos dos negócios digitais e os impactos no sistema financeiro. "O impacto vai ser tão grande que não existe uma palavra para expressar. A expressão usada no momento é \’ negócio digital\’, que integra o mundo físico e o digital", diz, Para ele, daqui para a frente "não significa que é melhor ou mais rápido. Tem de ser novo. "

André Accorsi, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), abordou a relação da tecnologia com os bancários. Ele lembrou o estudo do Dieese que aponta que os bancários estão entre as categorias com mais ano de estudo. "Os bancários estão mais maduros e mais qualificados, porém, ficam menos tempo no banco." Accorsi acredita que os bancos devem pensar em meios de motivar os trabalhadores a desejarem ficar mais tempo no emprego. "Na hora da formulação de mudanças digitais, as empresas têm de chamar seus parceiros sociais para participar do processo."

O encontro foi encerrado com um debate entre os palestrantes mediado por José Pastore, professor da Universidade de São Paulo, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Fecomércio-SP e membro da Academia Paulista de Letras.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: