O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) e sindicatos do interior do Estado lançam nesta sexta-feira, às 12 horas, a Campanha Salarial 2015. O lançamento ocorrerá com um ato público, na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, com a presença de delegados e delegadas sindicais do Banrisul, Caixa e Banco do Brasil.

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, entregou terça-feira (11), na sede da Federação dos Bancos (Fenaban), em São Paulo, a minuta de reivindicações da categoria da campanha 2015. A pauta tem como pontos centrais o reajuste de 16%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3299,66 em junho), PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego, combate às metas abusivas e ao assédio moral, melhores condições de trabalho, fim da terceirização e vales alimentação e refeição maiores. Também foram entregues as pautas específicas dos bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

As reivindicações gerais foram definidas em votação por 667 delegados, durante a 17ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre 31 de julho e 2 de agosto, em São Paulo. As pautas específicas da Caixa foram definidas durante o Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal (Conecef), entre 12 e 14 de junho, e a do Banco do Brasil no 26º. Congresso Nacional dos Funcionários do BB, na mesma data.

Nova sede da Fetrafi

No final da tarde, será inaugurada a nova sede da Fetrafi-RS, na rua Coronel Fernando Machado, 820, com uma série de atividades. A partir das 17h, os bancários promovem, na nova sede da Fretrafi-RS, um painel sobre a conjuntura política e os desafios dos movimentos sociais, com a participação de Tarso Genro, Olívio Dutra, Frei Sérgio Görgen e Cedenir Oliveira, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Às 19 horas, ocorre o lançamento do segundo volume da História do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre em quadrinhos. Intitulado “SindBancários (1964-2014) – Uma História de Luta em Quadrinhos”, o novo álbum tem ilustrações de Edgar Vasques, roteiro de Paulo César Teixeira, projeto gráfico de Fernando Uberti e edição de Moah Sousa. Esta edição recupera os efeitos da ditadura militar na luta do SindBancários, e aborda a reabertura política com retomada da luta a partir da metade dos anos 1980 até 2014. O lançamento será acompanhado de um coquetel e os dois volumes da obra estarão à disposição, gratuitamente, autografados pelos autores.

A inauguração oficial da nova sede da Federação ocorrerá às 19h30min, em uma cerimônia que deve reunir representantes de diversas categorias de trabalhadores, políticos e colaboradores da Federação.

Fonte: Sul 21
 


Compartilhe este conteúdo: