A Contraf-CUT participou do lançamento do programa de gestão Diálogos Palmares: perspectivas e ações da política nacional para a cultura afro-brasileira, realizado na manhã desta quarta-feira (26), no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília.

O programa Diálogos Palmares é uma forma de proporcionar a repactuação entre todos os atores envolvidos com o trabalho da Fundação Cultural Palmares, além de conceituar e definir as prioridades e investimentos do Plano Nacional de Cultura para a cultura afro-brasileira e de instituir um fórum permanente entre o Ministério da Cultura e a sociedade.

Entre os mais de 400 convidados, estavam os ministros das Comunicações, Ricardo Berzoíni, da Igualdade Racial, Nilma Lino, da Cultura, Juca Ferreira, além da presidente da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu.

Durante o encontro, foram assinados o protocolo de banda larga para comunidades quilombolas e o protocolo de convênio com a Universidade de Brasília, que organizará metodologicamente as rodas de conversa, com apoio das representações regionais artísticas, lideranças de coletivos culturais: dos movimentos negro, de mulheres e de indígenas.

"O encontro foi muito significativo, no que tange a inclusão digital para as comunidades quilombolas, pois é um passo importante para dar oportunidades a uma série de jovens no mundo da internet ampliando o espaço de pesquisa" avalia o secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, Almir Aguiar.

Para ele, as ações da Fundação Cultural Palmares são importantes na perspectivas de consolidar as metas do Plano Nacional de Cultura e fortalecer o Colegiado Setorial de Cultura Afro-Brasileira. "Será mais um passo importante para ampliar o debate contra o preconceito e o racismo em nossa sociedade."

A Fundação, criada em 1988, tem como objetivo da atual gestão dialogar com a sociedade, apoiar e fomentar manifestações artísticos-culturais e históricas.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: