Sindicato recebe homenagem do legislativo caxiense

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região foi homenageado na noite desta quinta-feira, pela Câmara Municipal de Vereadores caxiense. A sessão solene, proposta pelo vereador e também bancário Pedro Incerti e aclamada pelos seus pares no parlamento municipal, reuniu diretores e seus familiares, além de autoridades e ex-dirigentes.

O vereador Pedro Incerti, autor da homenagem, falou em nome da casa. Ele destacou a trajetória do sindicato desde sua criação, em 24 de outubro de 1935. Desde então a entidade tem encampado as lutas dos bancários e muitas das lutas travadas pelos trabalhadores e também pela sociedade brasileira. “O Sindicato tem como fundamento o compromisso com a classe trabalhadora e com o engajamento no processo de transformação da sociedade”, frisou. Incerti lembra a participação ativa da entidade em movimentos sociais e políticos, na luta por melhores condições de trabalho, defesa da independência e autonomia sindical, ecologia, direitos humanos, liberdades individuais e coletivas, direitos fundamentais e justiça social. “O Sindicato dos Bancários comemora esta história marcada pela solidariedade, elo que une os bancários com todos os movimentos da classe trabalhadora”.

O coordenador da Secretaria de Organização e Política Sindical, Nelso Bebber, falou em nome da entidade. Bebber lembrou algumas das primeiras e principais lutas travadas pela categoria ao longo destas oito décadas, como a carga horária de seis horas de trabalho por dia, o fim do trabalho aos sábados e o 13º salário.

O dirigente valorizou também a coragem da primeira mulher presidente do sindicato, em 1937: a bancária Gysmunda Pezzi, que foi também a primeira mulher a assumir a presidência de uma entidade de classe no Rio Grande do Sul. O sindicalista lembrou, no entanto, que Gysmunda ficou pouco tempo na direção e ressaltou que a luta por igualdade entre homens e mulheres, principalmente em cargos de direção e em termos de salários, continua sendo bandeira da entidade.
Nelso Bebber trouxe as principais bandeiras de luta e também uma preocupação constante dos bancários nos dias atuais: a saúde do trabalhador. “A busca pela lucratividade por parte dos bancos tem gerado pressão sobre os bancários e uma maior insegurança, causando doenças, como a depressão e síndrome do pânico”, observa Bebber, informando que o sindicato tem um departamento específico de saúde, para atender aos associados. O coordenador mencionou, ainda, outras batalhas da categoria, como a regulamentação do sistema financeiro e a defesa dos bancos públicos e de um país com melhor distribuição de renda.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do legislativo caxiense, vereador Flavio Cassina. O secretário municipal de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina, representou o poder executivo municipal.

 

Fotos: Marlei Ferreira
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze + 15 =