A luta pela manutenção do Banrisul público ganhará mais um capítulo importante nas próximas semanas. Durante reunião do Conselho Nacional de Delegados Sindicais, realizada na última sexta-feira, 16, na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre, os trabalhadores do Banco decidiram ampliar a mobilização da categoria pela aprovação das emendas aos projetos de lei nº208 e 304/2015, em tramitação na Assembleia Legislativa RS. O objetivo é garantir que quaisquer transações envolvendo as novas empresas Banrisul Cartões e Banrisul Seguros, subsidiárias do Grupo Banrisul, sejam vinculadas à realização de consulta popular (plebiscito). Os trabalhadores também querem que a administração das subsidiárias do Grupo Banrisul seja exercida por gestores do Banco.

A Fetrafi-RS já enviou aos 38 sindicatos filiados um modelo de moção de apoio à luta dos banrisulenses pela aprovação das emendas aos projetos de lei citados acima. Com isso, os sindicatos devem pautar o assunto junto às Câmaras de Vereadores de suas bases sindicais, buscando o apoio dos legislativos municipais em todas as regiões do Estado.

O Sindicato dos Bancários do Litoral Norte garantiu na última quinta-feira (19), juntamente com representantes do Sinergisul e Sindágua, a aprovação da moção pela Câmara de Vereadores de Capão da Canoa. A entidade participou da sessão ordinária do Legislativo Municipal e obteve o apoio integral dos vereadores locais à luta contra a privatização das estatais CEEE, Corsan e Banrisul.

"Estamos cientes da importância deste debate no momento. Temos que ficar atentos para evitar uma possível privatização do Banrisul. Precisamos lutar pela manutenção das estatais, pois elas são parte do patrimônio do povo gaúcho. Temos inúmeros exemplos negativos de empresas que foram privatizadas e acabaram gerando grande prejuízo à sociedade. O mais recente ocorreu agora em Minas Gerais, com a mineradora Samarco. Também é preciso acabar com o preconceito em relação à gestão pública”, salienta a diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa.

Assembleia em Porto Alegre

O SindBancários convocou os banrisulenses a participarem de assembleia geral extraordinária, às 18h, da quinta-feira, 26/11, no Salão Cristal do Clube do Comércio, no Centro Histórico de Porto Alegre para debater e deliberar sobre os passos da luta em defesa do Banrisul. A assembleia será o fórum de participação adequado para avaliar a tramitação desses dois PLs e decidir sobre a mobilização dos banrisulenses durante a votação.
Orientação

A Fetrafi-RS orienta a todos os sindicatos filiados que reproduzam a iniciativa do SindBancários, convocando assembleias específicas dos banrisulenses para debater sobre o tema com a categoria.

Fonte: Comunicação/Fetrafi-RS

Edição e Imagem: Marisane Pereira/Mtb-RS9519
 


Compartilhe este conteúdo: