Os Banrisulenses deram mais um exemplo de que lutar por seus direitos e em defesa do banco público vale a pena na tarde desta terça-feira, 1º/12, na Assembleia Legislativa. Desde as primeiras horas da manhã, a participação nas atividades do dia foi histórica. A pressão nas galerias do Plenário 20 de Setembro lotadas de bancários fez os deputados da base governista recuarem. No final da votação, os PLs 208 e 304, que criam as subsidiárias Banrisul Cartões e Banrisul Seguros foram aprovados. A vitória dos banrisulenses nesta luta ocorreu com a aprovação das emendas protetivas, que condicionam a venda das duas novas subsidiárias a realização de plebiscito. Além disso, também foi garantido que os diretores dessas empresas serão funcionários de carreira do banco.

A fila de banrisulenses que se formou na Esplanada da Assembleia Legislativa, na tarde da terça-feira, literalmente dobrou a esquina da Rua Duque de Caxias. Entusiasmados, motivados pelo chamado do SindBancários, da Fetrafi-RS e dos Sindicatos do Interior, os colegas do Banrisul marcaram presença em mais uma luta coletiva.

Dirigente do SindBancários e da Fetrafi-RS exaltaram as conquistas em plenário, mas alertaram para a necessidade dos trabalhadores permanecerem atentos aos próximos movimentos do Governo de José Ivo Sartori.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis e dirigentes da Federação percorreram por cerca de um mês todos os gabinetes dos deputados estaduais. A ideia era sensibilizar os deputados e mostrar as vantagens de manter o Banrisul protegido das ameaças de privatização. "Não foi porque o governo quis que as emendas protetivas fossem aprovadas que conquistamos a vitória. Fomos vitoriosos porque fizemos uma campanha em defesa do Banrisul muito participativa. A nossa pressão mudou o voto de muito governista”, disse Gimenis.

O presidente do SindBancários também considera que a pressão dos banrisulenses no dia da votação foi decisiva. "Há um mês passamos de gabinete em gabinete. Conversamos com todos os deputados. Contamos os votos e tínhamos 31 a nosso favor. Os deputados governistas sentiram a força dos banrisulenses e recuaram. O Banrisul continua sendo nosso e vamos continuar fiscalizando”, anunciou.

O diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul, Carlos Augusto Rocha, saudou a participação e fez um alerta. Rocha disse que os banrisulenses têm mais uma batalha a disputar nos dias 28 e 29 de dezembro. Antes do fim do ano deve ser votada alteração no Artigo 22 da Constituição Estadual. Exatamente o artigo que condiciona venda de estatais, inclusive o Banrisul, a plebiscito. "Eles vão tentar alterar o Artigo 22 para liberar a venda da CESA sem plebiscito. Na hora de guerrear, estamos presentes. Não fomos privatizados no passado pela nossa luta”, reiterou Rocha, referindo-se à luta dos bancários em 2002 para incluir o atual conteúdo do Artigo 22 na Constituição Estadual.

A diretora da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul, Denise Falkenberg Corrêa, exaltou a façanha dos trabalhadores do Banco. Nunca uma categoria profissional havia conseguido, na história da Assembleia Legislativa, aprovar emendas. "A Assembleia Legislativa teve que se render e aprovar as medidas protetivas. Essa vitória é fruto da nossa participação e do nosso trabalho. Conseguimos aprovar moções de apoio às emendas protetivas em mais de 20 Câmaras de Vereadores do Estado. Vencemos uma batalha, mas temos que continuar atentos. Ainda não estamos seguros”, explicou.

Entenda o que mudou no Banrisul

> Os dois Projetos de Lei foram remetidos pelo governador José Ivo Sartori à Assembleia e tramitavam em regime de urgência, claro sinal de que a ideia era vender as duas subsidiárias.

> A criação das subsidiárias fortalece o Banrisul. Hoje o banco vende seguros da Icatu. Com a Banrisul Seguros, tem tudo para liderar o seu próprio negócio no ramo, ampliando a carteira.

> Uma das emendas protetivas aprovadas, de autoria do deputado Juliano Roso (PC do B), determina que os futuros dirigentes das subsidiárias terão de ser funcionários do quadro efetivo.

> As outras emendas em cada um dos PLs obriga a realização de plebiscito se houver intenção de vender as duas novas empresas subsidiárias.

> Os deputados estaduais rejeitaram uma emenda que daria mais segurança e dificultaria ainda mais a venda do patrimônio do banco. Para vender até 49% das ações ordinárias, o governo estadual teria de enviar projeto de lei à Assembleia.

Saiba como foram as votações na sessão desta terça, 1º/12, na Assembleia Legislativa

PL 208: Banrisul Seguros: Aprovadopor 47 votos a 2.

> Emenda 2:Cargos de diretoria da nova empresa de seguros do Banrisul deve ser ocupado por funcionário de carreira do Banco.Aprovadapor 48 votos a zero.

>Emenda 4:Transferência e alienação de ações só podem ser realizadas mediante aprovação pela Assembleia Legislativa.Rejeitadapor 26 votos a 21.

>Emenda 5:Venda da Banrisul Seguros só poderá ocorrer mediante plebiscito.Aprovadapor 48 votos a 1.

PL 304: Banrisul Cartões: Aprovado por 47 votos a 2.

>Emenda 1:Cargos de diretoria da nova empresa de seguros do Banrisul deve ser ocupado por funcionário de carreira do Banco. Aprovada por 49 votos a zero.

> Emenda 2:Transferência e alienação de ações só podem ser realizadas mediante aprovação pela Assembleia Legislativa. Rejeitada por 24 votos a 23.

> Emenda 5:Venda da Banrisul Cartões só poderá ocorrer mediante plebiscito. Aprovada por 47 votos a 1.

Deputados que votaram contra o Banrisul

PL 208 – Emenda 4 –Rejeitada, por 26 votos a 21, venda ou alienação de ações da Banrisul Seguros mediante autorização em plenário da Assembleia Legislativa.

Alexandre Postal (PMDB)

Álvaro Boessio (PMDB)

Gabriel Souza (PMDB)

Ibsen Pinheiro (PMDB)

Tiago Simon (PMDB)

Vilmar Zanchin (PMDB)

Gerson Borba (PP)

João Fischer (PP)

Marcel van Hattem (PP)

Sérgio Turra (PP)

Silvana Covatti (PP)

Eduardo Loureiro (PDT)

Gilmar Sossela (PDT)

Marlon Santos (PDT)

Vinicius Riveiro (PDT)

Aloísio Classmann (PTB)

Adilson Troca (PSDB)

Jorge Pozzobom (PSDB)

Pedro Pereira (PSDB)

Zilá Breitenbach (PSDB)

Catarina Paladini (PSB)

Elton Weber (PSB)

Liziane Bayer (PSB)

Any Ortiz (PPS)

João Reinelli (PV)

Missionário Volnei (PR)

PL 304 – Emenda 2 –Rejeitada, por 24 votos a 23, aprovação pela assembleia da venda ou alienação de ações da Banrisul Cartões.

Alexandre Postal (PMDB)

Álvaro Boessio (PMDB)

Gabriel Souza (PMDB)

Ibsen Pinheiro (PMDB)

Vilmar Zanchin (PMDB)

Gerson Borba (PP)

João Fischer (PP)

Marcel van Hattem (PP)

Sérgio Turra (PP)

Silvana Covatti (PP)

Eduardo Loureiro (PDT)

Gilmar Sossela (PDT)

Marlon Santos (PDT)

Vinicius Ribeiro (PDT)

Adilson Troca (PSDB)

Jorge Pozzobom (PSDB)

Pedro Pereira (PSDB)

Zilá Breitenbach (PSDB)

Catarina Paladini (PSB)

Elton Weber (PSB)

Liziane Bayer (PSB)

Any Ortiz (PPS)

João Reinelli (PV)

Missionário Volnei (PR)

*Imprensa/SindBancários com edição da Fetrafi-RS
Fotos: Roberto Vinícius 


Compartilhe este conteúdo: