Caixa 155 anos: luta por mais contratações nesta terça-feira

A Caixa Econômica Federal vai completar 155 anos nesta terça-feira (12). A data será marcada por um grande ato em frente ao prédio da Matriz I, em Brasília (DF), das 11h30 às 13h. O objetivo é protestar contra o processo de enfraquecimento do banco que está em curso. Entre as entidades que vão participar, destacam-se as centrais sindicais CUT, CTB, CSP-Conlutas e Intersindical, além de Contraf-CUT, Fenae e sindicato de bancários.

A luta pela retomada das contratações será um dos motes da manifestação. Afinal, aumentar o número de empregados é uma das formas de fortalecer novamente a instituição. Em janeiro de 2015, a Caixa tinha pouco mais de 101 mil empregados. No entanto, no Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) que começou no mês seguinte e durou até abril, mais de 3 mil deixaram a empresa. Hoje, são menos de 98 mil trabalhadores, o que tem aumentado a sobrecarga sobre a categoria e prejudicado o atendimento prestado à população.

“A Caixa tem importante papel social. Basta citar que é ele que paga o Bolsa Família para milhões de brasileiros, programa que tirou o Brasil do Mapa da Fome da ONU, e que é responsável pelo Minha Casa Minha Vida, que facilitou a realização do sonho da casa própria. Se já havia problemas com mais de 100 mil empregados, imagina depois da saída de cerca de 3 mil. Enquanto isso, há 30 mil aprovados no concurso aguardando convocação. O banco precisa repor, no mínimo, as vagas deixadas pelo PAA”, diz o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Coleta de assinaturas

Durante o ato em frente à matriz I, serão coletadas assinaturas para o abaixo-assinado que exige que a Caixa retome as contratações. A meta é chegar a 100 mil até o final de janeiro. “Temos que intensificar esse trabalho, pois até o momento temos cerca de 30 mil assinaturas. É preciso mostrar não apenas para a direção do banco, mas para governo, Congresso Nacional, Judiciário e Ministério Público, que essa é uma demanda de todos os brasileiros”, afirma Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

Tuitaço

Também no dia em que a Caixa completará 155 anos, concursados de todo o país planejam fazer um tuitaço para forçar a empresa a convoca-los. A orientação da comissão de aprovados é que sejam usadas as hashtags #maisempregadosjá #chamacaixaaprovados2014 e #lutopelafaltaderespeitoaoconcursopublico. No Twitter, devem ser marcados os perfis da Caixa (@Caixa), da Fenae (@sigafenae) e do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins (@MPTDFTO).

Fonte: Fenae Net
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =