Marcha reacende a chama da luta por outro mundo possível

As ruas do Centro Histórico de Porto Alegre cobriram-se de cores durante a Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial Temático 2016 na terça-feira, 19/1.

Movimentos sociais, trabalhadores, centrais sindicais, movimento negro, indígenas, sindicalistas desfilaram pelas ruas da Capital para reacender a chama da luta por um outro mundo possível. Quinze anos depois, Porto Alegre volta a ser o centro da construção de um ideal de política alternativa capaz de conter o avanço das forças conservadoras.

Logo no início da tarde, as bandeiras, ao som dos bumbos, e a juventude começaram a se concentrar no Largo Glênio Peres. Num espaço que compreendeu a frente da sede da prefeitura e se estendeu pela frente do Mercado Público, milhares de ativistas esperavam o início da Marcha de Abertura.

E ela saiu por volta das 18h. O trajeto percorreu a avenida Borges de Medeiros, entrou na Perimetral e ganhou o Largo Zumbi dos Palmares. Ali, no palco reservado à abertura do FSMT 2016, um ato político teve a participação do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, de dirigentes sindicais, do ex-governador Olivio Dutra e de vários representantes de movimentos sociais.

Após o ato, a programação artística começou com um show de rap. Às 20h30, um Largo Zumbi dos Palmares praticamente lotado viu o músico gaúcho Nei Lisboa subir ao palco. As atividades do Fórum, como oficinas, seminários e debates, começam nesta quarta-feira, 20/1. O SindBancários participa com debates e oficinas.

Confira abaixo a programação do SindBancários no Fórum Social Mundial Temático 2016.

Quarta-feira, 20/1 – 9h – CineBancários

Cultura e sindicalismo: a participação dos sindicatos no campo cultural – ideias e atitudes.

Painel com Vitor Ortiz (ex-secretário executivo do MINC), Augusto Marin (criador do Teatro Commune de São Paulo), Mauro Salles (SindBancários), Marcos Fuhr (Sinpro e Fundação ECarta) e Margarete Moraes (Representante regional sul do Ministério da Cultura)

Promoção: SindBancários

 

Quinta-feira, 21/1 – 9h – Auditório da Casa dos Bancários

Debate sobre saúde bancária

Promoção: SindBancários e Sindicato dos Bancários do Paraná

 

Sexta-feira, 22/1 – 9h – Auditório da Casa dos Bancários

Debate sobre saúde bancária

Endereço da Casa dos Bancários (sede do SindBancários)

Rua General Câmara, 424 – Centro Histórico – Porto Alegre

 

Fonte: SindBancarios PoA
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × quatro =