Sindicato convida para a oficina As múltiplas faces do feminismo

Nesta quinta-feira, 10 de março, o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região realiza mais um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8 de março). A oficina As múltiplas faces do feminino inicia às 18h30 e não é necessário pré inscrição. Às 18h haverá um coquetel de recepção. O evento acontece no terceiro andar da sede social da entidade, localizada na Rua Borges de Medeiros 676.

A oficina será orientada pela doutora em Literatura Brasileira Ana Maria Cardoso, autora do livro “A justa medida”. A atividade tem por objetivo elencar as importantes simbologias femininas, a fim de tornar consciente as circunstâncias de vida da(o) participante. As figuras femininas relacionadas surgem de um estudo antropológico e permeiam diferentes culturas, mitos, saberes e experiências subjetivas. Além disso, a poesia acompanha o simbolismo desta “carta” com vistas a estimular a expressão comunicativa entre os componentes no sentido de caminhar para uma elaboração subjetiva e objetiva, individual e coletiva; a partir deste encontro o indivíduo poderá refletir acerca de suas trajetórias de vida e, em paralelo, melhor enfrentar o seu cotidiano.

A simbologia poderá resgatar a expressividade dos indivíduos e ampará-los, a fim de reorganizar o universo subjetivo, que, a princípio se mostra caótico em razão de sua complexidade. A partir do momento em que o grupo dispõe de referências simbólicas universais poderá rever o seu cotidiano, elaborar o seu discurso para si e para o outro. Ouvir o outro – a alteridade – também proporciona um modo de pensar (e rever) a si mesmo no exercício de compartilhar saberes e experiências de vida.

A experiência de entrar em contato com as múltiplas faces do feminino poderá contribuir para que haja uma maior reorganização da individualidade no seu contexto de vida, seja no lar, ou mesmo na convivência macrossocial – com amigos e no trabalho. Isto faz com que o indivíduo se fortaleça no seu desenvolvimento, se veja amparado e reconhecido, pois se percebe fazendo parte de um grupo.

As Sufragistas

A exibição do file As Sufragistas e debate acerca do tema reuniu mais de 50 pessoas na sede do sindicato, na noite de terça-feira. O debate reuniu o historiador e também diretor do Sindicato dos Bancários Marcelo Caon; a advogada, escritora, e militante conhecida das causas da mulher, Moônica Montanari; a psicóloga do sindicato, Stelamaris Zanatta; com orientação de Ana Maria Cardoso.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × dois =