Fetrafi-RS e Banrisul estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira para definir a maneira mais prática de efetivar o cumprimento da liminar obtida pela Federação, em benefício de GNs e ONs. Devido a recentes resoluções prejudiciais aos trabalhadores, a Federação moveu uma ação civil pública, requerendo a manutenção dos critérios de 2012.

Durante a reunião, ficou acordado com o Banco, que o cumprimento efetivo da liminar vai ocorrer após um levantamento sobre as pessoas beneficiadas e os problemas ocorridos em função da mudança de regras. A Federação também irá solicitar, que seus sindicatos filiados repassem as informações sobre os banrisulenses protegidos pela decisão judicial em suas bases.

Sobre a liminar

Conforme a assessoria Jurídica da Fetrafi-RS, a Resolução de 2012 cria a regra de ‘descenso’ ou retirada de função dos GNs e ONs, exigindo que o empregado obtenha três avaliações negativas consecutivas. As novas Resoluções "mudam as regras do jogo”, dizendo que estas três avaliações negativas podem ser consecutivas ou não.

A ação impetrada pela Federação obteve decisão favorável aos bancários que desempenham as funções de ON e GN. O juiz da 12ª Vara do Trabalho determinou que o banco só poderá aplicar a regra da resolução de 2012, "relativamente aos empregados admitidos até a data da sua edição”. Depois de receber a notificação, o Banrisul apresentou algumas justificativas ao Juiz Marcos Salomão Fagundes, que não reconsiderou sua decisão inicial.

A próxima reunião com o Banrisul será na quarta-feira, 16, às 10h da manhã, com o objetivo de confrontar as informações fornecidas pelos sindicatos e pelo Banco.

Fonte: Comunicação/Fetrafi-RS
 


Compartilhe este conteúdo: