A nova sede da Fetrafi-RS já está pronta para receber a 12ª edição do Congresso estadual da entidade. A programação do evento começa na sexta-feira (18), às 15h, com o início do credenciamento. Já a abertura oficial será às 18h, com as presenças confirmadas de representantes da CUT Nacional, CUT/RS, Contec, CTB, Contraf/CUT, Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Sindicato dos Bancários do Pará.

Após as saudações da mesa de abertura, o público do Congresso recebe o sociólogo e cientista político, Emir Sader, que falará sobre o tema "Conjuntura”. O primeiro dia da programação será encerrado por um coquetel de confraternização.
No sábado (19), o 12º Congresso Estadual da Fetrafi-RS será retomado às 9h, com o credenciamento. A Fetrafi-RS já efetuou as inscrições dos 333 delegados e delegadas – 132 mulheres e 201 homens – com direito a voto no evento, além dos 21 observadores, que também deverão acompanhar os debates. As delegações são compostas por representantes eleitos nas bases dos 38 sindicatos filiados à Federação.

Sobre a categoria
De acordo com dados do Ministério do Trabalho de janeiro deste ano, a categoria bancária no RS é constituída por 30.837 trabalhadores. Estes são os empregados formais que trabalham em Bancos comerciais, Bancos de investimento, Bancos múltiplos com carteira comercial, Bancos múltiplos sem carteira comercial e Caixas econômicas. Ao todo são 31 instituições financeiras atuando no Estado. Conforme a Fetrafi-RS, o índice de sindicalização entre os bancários fica em torno de 80%.

Programação
A plenária do Congresso começa às 9h30 com a composição da mesa diretora, seguida pela leitura do regimento interno, discussão sobre os critérios de participação, papel, compromissos e diretrizes da Direção da Fetrafi-RS. A última pauta do evento é a eleição do Colegiado Executivo, Conselho Fiscal e representantes sindicais com respectivos suplentes para a gestão 2016/2019.

Propostas de Resoluções
A Federação recebeu quatro propostas de resoluções, que serão debatidas e deliberadas pelos delegados do 12º Congresso Estadual. O material, que irá nortear os debates da plenária, será disponibilizado em versão impressa no momento do credenciamento.

Expectativas
O diretor da Fetrafi-RS e membro da Comissão Organizadora, Arnoni Hanke, destaca a importância do Congresso para organização sindical dos bancários gaúchos. "Temos uma história de democracia e unidade, que sempre foi mantida ao longo da nossa trajetória de luta. Os bancários constituem uma das principais categorias do país, com ampla participação política e militância tanto no enfrentamento com os banqueiros quanto no engajamento às demandas gerais da classe trabalhadora. A atuação da Fetrafi-RS está baseada nestes princípios e contamos com participação efetiva no Congresso para definir os rumos da próxima gestão”, garante o dirigente sindical.

Fonte: Marisane Pereira – Mtb/RS9519
 


Compartilhe este conteúdo: