A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Saúde – Vigilância Epidemiológica, informa que neste sábado (30.04) será realizado o Dia D Contra a Gripe, iniciativa que integra a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

As doses estarão disponíveis para a comunidade nas 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, das 8h às 17h, para pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores de saúde, povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis – as pessoas que compõem este grupo deverão apresentar a prescrição médica.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha. Além disso, as reações em decorrência da imunização são, geralmente, leves. As mais comuns são dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação, que ocorrem de seis a 12 horas após a vacinação e persistem de 1 a 2 dias.

Caxias do Sul recebeu a confirmação do primeiro óbito em decorrência de H1N1 no Município. O caso é de um homem de 60 anos, que estava internado no Hospital Virvi Ramos e faleceu no dia 15 de abril.

Confira cuidados para evitar a gripe

– Higienizar as mãos com água e sabão líquido;
– Após tomar banho, não saia de casa com os cabelos molhados;
– Dormir pelo menos oito horas por noite;
– Limpar as superfícies e as mãos com álcool;
– Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca após contato com superfícies;
– Usar lenço de papel descartável;
– Ao tossir ou espirrar, proteger a boca e o nariz com lenço para evitar disseminação;
– Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas);
– Evitar aglomeração e ambientes fechados;
– É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;
– Tenha hábitos alimentares saudáveis;
– Ingira pelo menos de 8 a 10 copos de água por dia;
– Em dias frios, agasalhe-se bem;
– Pratique exercício físico;
– Se tiver com gripe, o repouso é fundamental para uma recuperação mais rápida.
 


Compartilhe este conteúdo: