A Contraf-CUT, assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), divulgou as orientações para o 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal. O Conecef ocorrerá de 17 a 19 de junho, em São Paulo (SP), no Hotel Holiday Inn, Parque Anhembi.

Conforme o calendário de organização do evento, a data-limite para inscrição de teses é 20 de maio. As entidades sindicais filiadas à Contraf-CUT têm até o dia 5 de junho para realizarem os encontros estaduais. O prazo para inscrições dos delegados eleitos e o envio dos relatórios estaduais será encerrado no dia 6 de junho.

Para Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa e diretora de Administração e Finanças da Fenae, “o Conecef é um momento importante da organização dos trabalhadores do banco, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir daí a pauta de reivindicações da mesa permanente com a empresa”.

Durante o 32º Conecef serão debatidos os seguintes temas: Organização do Movimento; Caixa 100% Pública; Saúde do Trabalhador/Condições de Trabalho; Estrutura das Unidades; Saúde Caixa; Funcef; Aposentados; Segurança Bancária; Jornada; Sipon; Isonomia; Carreira; Terceirização; Contratação; GDP; e Restruturação.

Nas orientações enviadas para as entidades sindicais, a Contraf-CUT esclarece que as teses e relatórios dos fóruns estaduais deverão ser encaminhadas pelo e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, com base nos prazos estabelecidos pelo calendário. Recomenda-se também o envio de cópia para o e-mail [email protected].

Mais detalhes

Os critérios de participação também já foram definidos. A proporção é de um delegado para cada 300 bancários da Caixa ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual, garantindo-se no mínimo dois por estado. Os aposentados têm participação garantida na mesma proporção dos ativos, garantindo-se um mínimo de um por estado.

Os fóruns preparatórios são de caráter regional ou estadual. A delegação do 32º Conecef será limitada a 50% do número de participantes no fórum preparatório. Em 2016, a paridade de gênero será obrigatória. As delegações que não atingirem os 50% de homens e mulheres sofrerão cortes. Os observadores corresponderão até 10% da delegação total (ativos e aposentados), devendo ser respeitada também a cota de gênero.

O total de participantes está estimado em 472 delegados, sendo 330 da ativa e 142 aposentados, distribuídos por estado da seguinte forma: ACRE (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), ALAGOAS (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado),AMAZONAS (4 delegados – 3 da ativa e 1 aposentado), AMAPÁ (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), BAHIA (21 delegados – 16 da ativa e 5 aposentados), CEARÁ (12 delegados – 9 da ativa e 3 aposentados), DISTRITO FEDERAL (41 delegados – 32 da ativa e 9 aposentados), ESPÍRITO SANTO (11 delegados – 7 da ativa e 4 aposentados), GOIÁS (16 delegados – 12 da ativa e 4 aposentados), MARANHÃO (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), MATO GROSSO (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), MATO GROSSO DO SUL (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), MINAS GERAIS (49 delegados – 33 da ativa e 16 aposentados), PARÁ (6 delegados – 5 da ativa e 1 aposentado), PARAÍBA (6 delegados – 4 da ativa e 2 aposentados),PARANÁ (30 delegados – 21 da ativa e 9 aposentados), PERNAMBUCO (14 delegados – 10 da ativa e 4 aposentados), PIAUÍ (4 delegados – 3 de ativa e 1 aposentado), RIO GRANDE DO NORTE (6 delegados – 4 da ativa e 2 aposentado), RIO GRANDE DO SUL (35 delegados – 22 da ativa e 13 aposentados), RIO DE JANEIRO (54 delegados – 28 da ativa e 26 aposentados),RONDÔNIA (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), RORAIMA (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), SANTA CATARINA(20 delegados – 14 da ativa e 6 aposentados), SÃO PAULO (104 delegados – 78 da ativa e 26 aposentados), SERGIPE (4 delegados – 3 da ativa e 1 aposentado) e TOCANTINS (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado).

Inscrição eletrônica

O prazo para inscrição dos delegados termina em 6 de junho, às 18h. O link será informado oportunamente. Os delegados serão inscritos pelas federações, cujas informações sobre "usuário" e "senha" seguirão por e-mail a cada Federação. A liberação do delegado/observador deverá ser requerida diretamente ao gestor imediato, conforme cláusula 16 letra i do Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

Distribuição de grupos

No 32º Conecef, os delegados e observadores serão divididos em cinco grupos de trabalho, ficando assim estabelecidos: Grupo 1 (Saúde do trabalhador, Condições de Trabalho, Saúde Caixa e GDP), Grupo 2 (Funcef, Aposentados e Prevhab), Grupo 3 (Segurança Bancária, Infraestrutura das Unidades e Terceirização), Grupo 4 (Caixa 100% Pública, Contratação, Sipon e Jornada) e Grupo 5 (Isonomia, Carreira e Reestruturação).

Os aposentados devem ser distribuídos entre os Grupos 1 e 2. Na condição de delegados natos, os membros efetivos da CEE/Caixa terão livre acesso a qualquer grupo. Caso o delegado/observador não possa participar e tenha que ser substituído, a Contraf/CUT solicita que essa troca seja informada via e-mail [email protected], e após a emissão do bilhete aéreo para o titular, não será possível a troca

Fonte: Contraf-CUT com Fenae
 


Compartilhe este conteúdo: