Depois de muita pressão de toda sociedade gaúcha, dos bancários e de outras categorias profissionais, o Governo do Estado resolveu contratar uma pequena parcela dos 2.500 novos brigadianos aprovados em concurso público no final de 2014. No entanto, os 207 PMs que começaram a fazer o curso de oito meses a partir desta segunda-feira, 30/05 na Academia da Polícia Militar representam só 10% dos dois mil policiais que irão para a reserva até o final do ano. E dos novos 207 soldados em treinamento, 29 já vinham de concursos anteriores e só entraram através de liminares judiciais. Enquanto isso, desde janeiro deste ano cerca de 400 brigadianos já se aposentaram.

“A verdade é que o governo de José Ivo Sartori não prioriza a segurança da população, assim como a educação e a saúde”, diz o presidente do SindBancários. “Alegar que não pode contratar mais servidores e ainda parcelar os salários de quem está na ativa, de modo cruel, revela que o governador prioriza os altos salários do legislativo e do judiciário, além de concentrar recursos em setores que sempre vivem no topo da sociedade. A maioria das pessoas hoje sente de perto o problema da insegurança, que é naturalmente maior na nossa categoria”, completa Everton Gimenis.

Sem prazo para novos chamamentos

Os novos policiais – quando entrarem em serviço – serão distribuídos por Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Sinos. Mas o comandante geral da BM, coronel Alfeu Freitas só informa que apesar do déficit na corporação, não há prazo para novos chamamentos. Atualmente, o déficit na corporação é de 17 mil soldados. E o governo Sartori também congelou o chamamento dos 750 policiais civis, peritos e agentes penitenciários aprovados no concurso de 2014.

Fonte: SindBancários PoA
 


Compartilhe este conteúdo: