Um grupo de trabalhadores e aposentados que compõe a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social ocupou, por volta das 7h15 desta segunda-feira (13), o prédio da Superintendência Regional do INSS, na Rua Jerônimo Coelho, no centro de Porto Alegre. A principal reivindicação do movimento é que o governo interino de Michel Temer recrie o Ministério da Previdência Social, extinto durante a última reforma ministerial. Eles também condenam o que chamam de "desmonte da Previdência” que estaria sendo gestado pelo governo Temer.

"O objetivo da ocupação é recuperar o Ministério da Previdência. Nós achamos que o desmonte da Previdência, como está sendo feito pelo governo golpista do Michel Temer, ataca frontalmente os direitos dos trabalhadores, dos aposentados e dos futuros aposentados”, diz Antonio Guntzel, um dos líderes da frente e também secretário de Relações do Trabalho da CUT-RS.

A frente também se posiciona contrariamente às propostas de reforma previdenciária que estão sendo discutidas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Segundo Guntzel, a ação é contra o "desmonte da Previdência”.

De acordo com os organizadores, cerca de 60 pessoas participam da ocupação e o objetivo é permanecer no local indefinidamente. "A nossa ideia é ficar aqui até a gente recuperar o ministério da Previdência”, diz. "Ninguém entra. O que está aqui dentro não sai, e o que está lá fora não entra. A não ser que o governo atenda nossas reivindicações”, complementa.

Na manhã desta segunda, um grupo de trabalhadores do INSS chegou a acessar o prédio antes dele ser ocupado, mas posteriormente se retirou do local. Como no prédio são realizados apenas serviços internos ao INSS, o atendimento ao público não foi prejudicado e está sendo feito normalmente nas agências do INSS espalhadas pela cidade – os funcionários do órgão também estavam se organizando para trabalhar nestes locais.

Apesar de sua ligação com a CUT-RS, Guntzel diz que a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social não é vinculada a nenhuma entidade, mas sim conta a participação de sindicalistas de diversas entidades. Ele ainda afirma que existem articulações em andamento para que novas ocupações a prédios do INSS ocorram em outras capitais do país nos próximos dias.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, declarou apoio à ocupação. "Emprestamos apoio a todo movimento social que objetive o retorno do Ministério da Previdência Social e nenhum direito previdenciário a menos”, disse.

Fonte: Sul21
 


Compartilhe este conteúdo: