A Fetrafi-RS prepara uma grande mobilização nesta sexta-feira (22) para lançar a Campanha em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores. A iniciativa da Federação e sindicatos filiados tem o objetivo de despertar o conjunto da categoria bancária a lutar contra retrocessos trabalhistas e sociais. A campanha vai mostrar que sem luta o bancário se torna um robô, resignado à perda de direitos, conformado à condição de escravo. A concentração para o ato público de lançamento será às 11h, na sede da Federação, em Porto Alegre.

Mobilização de delegados sindicais

A fim de viabilizar a divulgação da Campanha em todo o Estado, a Fetrafi-RS lançará a iniciativa no mesmo dia em que reúne delegados e delegadas sindicais do Banco do Brasil, Caixa e Banrisul para discutir a agenda dos trabalhadores para o próximo período, incluindo debates sobre a Campanha Salarial deste ano.

Desafios aos trabalhadores

Segundo levantamento do Diap, há 55 projetos de lei nefastos para os trabalhadores tramitando no Congresso. Essas propostas ganharam força com o governo ilegítimo de Michel Temer e representam ameaças iminentes de retirada ou flexibilização de direitos. "Temos que conscientizar a categoria sobre os reflexos negativos da aprovação destes projetos em nossas vidas. No caso específico dos bancários, a terceirização das atividades fim, a prevalência do negociado sobre o legislado e a entrega do patrimônio público constituem os temas mais polêmicos”, observa o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo.

A resistência

Além de mobilizar sindicatos e trabalhadores, a Campanha em Defesa de Direitos irá dialogar com a sociedade em geral sobre a importância dos rumos da política do País. "O governo interino, que assumiu após a instauração do projeto de impeachment, já mostrou que defende os interesses do mercado e do capital especulativo. Em pouco mais de dois meses já foram tantos retrocessos que a própria massa apoiadora do golpe sumiu das ruas. A nossa luta consiste em resistir diante dos ataques constantes a direitos que levamos décadas para conquistar”, garante o dirigente sindical.

Lançamento
O quê: Ato público de lançamento da Campanha em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores
Quando: Sexta-feira, 22 de Julho, às 11h
Onde: Fetrafi-RS

Fonte: Comunicação/Fetrafi-RS
 


Compartilhe este conteúdo: